Falar uma segunda língua abre portas para muitas oportunidades na vida. Com a aproximação cada vez maior do Brasil e da China, o mercado de trabalho ainda tem uma defasagem no número de profissionais que dominem o mandarim, língua majoritária da China.

Aqueles que desejam acelerar o conhecimento da língua e da cultura devem considerar a possibilidade de estudar fora. Os alunos que já estão estudam mandarim podem se beneficiar muito dos programas de bolsa do governo chinês.

Vamos apresentar 5 passos para quem deseja fazer intercâmbio na China

1) Matricule-se em um curso de mandarim

Embora muitos chineses falem inglês, a mudança para o país, mesmo que seja apenas para um período de intercâmbio, exigirá uma compreensão mínima da língua.
Por isso, o primeiro passo para quem deseja fazer uma viagem de estudos ao gigante asiático é aprender a língua. Mesmo que ela pareça muito difícil quando vemos sua forma de escrita, com ideogramas, a tecnologia tem facilitado muito o aprendizado.
Além de cursos presenciais em escolas de idiomas, existe a possibilidade de fazer cursos online. Diversas universidades do Brasil possuem parcerias com os Institutos Confúcio, que funcionam em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Confúcio também oferece um curso online. Veja aqui.

2) Faça os testes oficiais de proficiência

Quem estuda inglês e deseja estudar em uma universidade do exterior precisa de um teste de proficiência. Ele atestará oficialmente que o aluno ou aluna está apto a realizar o curso e seu nivelamento. Para o inglês há o TSOL ou o Cambridge, no espanhol é o DELE ou o SIELE e por aí vai.

Já o exame de proficiência em língua chinesa padronizado internacionalmente chama-se HSK. Ele avalia as habilidades de comunicação dos alunos em relação à escuta, fala e escrita da língua, nos contextos acadêmico, profissional e cotidiano. O HSK possui seis níveis: HSK 1, HSK 2, HSK 3, HSK 4, HSK 5 e HSK 6.

Informe-se sobre sua aplicação na escola ou instituição que você estiver estudando.

3) Atente-se para os critérios de elegibilidade da Bolsa de Estudos

Quem pretende aprofundar o nível de conhecimento de mandarim com um intercâmbio em universidade chinesa precisa conhecer os critérios de exigência para bolsas.

O Centro de Ensino de Línguas e Cooperação (CLEC) estabeleceu o International Chinese Language Teachers Scholarship, um sistema de Bolsa de Estudos) para o idioma chinês elegível a professores fora da China.

Os interessados precisam cumprir os seguintes pré-requisitos.
a) Não ser um cidadão chinês.
b) Ser amigável à China e aos chineses, não possuindo antecedentes criminais e cumprindo as leis e regulamentos da China, bem como as regras e regulamentos da instituição anfitriã.
c) Estar em bom estado físico e mental, apresentando um bom estado acadêmico e de comportamento.
d) Estar interessado na educação (aprendizado e ensino) da língua chinesa e trabalhos relacionados.
e) Ter entre 16 e 35 anos de idade completados até o dia 1º de setembro do ano que vai requisitar.

4) Conhecer os tipos de Bolsa de Estudos

Quem está buscando uma oportunidade para passar um tempo vivendo e estudando mandarim na China e precisa de ajuda de custo, saiba que existem três possibilidades: bolsa de um ano, bolsa de bacharelado e bolsa de mestrado.
Saiba mais aqui.

5) Bolsas para estudar em universidades

Quem já tem domínio do mandarim e deseja estudar na China, não para aprender a língua, mas para uma graduação, existe a possibilidade de concorrer a uma bolsa de estudos. O China Scholarship Council (CSC) é uma instituição do Ministério da Educação da China. São oferecidos subsídios para quem deseja cursar o ensino superior no país. Vale lembrar que o custo de vida lá é bem menor que nos Estados Unidos ou na Europa, por exemplo.

Há mais de 250 universidades chinesas associadas nesse programa, que concedem bolsas integrais ou parciais aos estudantes estrangeiras. Como cada tipo de bolsa tem requerimentos específicos, é possível encontrar mais de uma que ofereça o curso que você está procurando.

Para instruções em português, acesse esse site.

Compartilhar.