“China — luzes e sombras, sons e sonhos” é o tema da 7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, promovida pelo Instituto Confúcio na Unesp. O evento acontece de 15 a 30 de novembro, de forma online e gratuita, podendo ser acessada em todo o Brasil.

A programação conta com uma seleção de oito títulos contemporâneos e premiados que ficarão disponíveis na plataforma do Centro Cultural São Paulo (www.ccsplay.com.br) durante o período do Festival. As obras não estão disponíveis em nenhum outro streaming no país.

Com curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, ex-coordenadora do Festival Internacional de Cinema de Macau, o evento traz longas que quebram barreiras e estereótipos culturais. “São obras que retratam o nosso tempo e a nova geração em histórias cheias de verdade e sentimento numa perspectiva genuinamente chinesa”, explicam os curadores.

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine. Ela se tornou uma atividade cultural de grande influência e referência para a promoção e divulgação do cinema chinês no Brasil.

Na programação deste ano estão os filmes:

  • “As galochas de Wangdrak” de Lhapal Gyal, indicado ao Urso de Cristal do Festival de Cinema de Berlim (Mostra Nova Geração).
  • “Reino de Terracota” premiada animação de Ding Liang e Lin Yongchang.
  • “Chaogtu e Sarula” de Wang Rui. Baseado no romance “A Pastora” de Mo Yue, venceu o prêmio Golden Rooster de melhor direção e recebeu o prêmio de Melhor Contribuição Artística no 32º Festival Internacional de Cinema de Tóquio.
  • “Quando a primavera chegar” de Li Gen, indicado ao Prêmio “White Mulberry” de Melhor Diretor Estreante. O longa é baseado numa experiência real do cineasta.
  • “Acima das nuvens” de Liu Zhihai, ganhador do prêmio Tiantan de Melhor Filme no Festival de Cinema de Pequim.
  • “Adoração” de Yang Zi, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Busan (Coreia do Sul).
  • “O grande aprendizado”, documentário de Sun Hong, Wang Jing e Ke Yongquan, indicado ao Prêmio China Golden Rooster de Melhor Documentário.
  • “Tive a lua nas mãos” de Cheng Tsun-shing, considerado um dos dez filmes mais influentes de 2020 na China. Mostra a vida de Yeh Chia-ying, grande mestra da poesia clássica.

Serviço:

7ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS

De 15 a 30 de novembro

Exibida online pelo site www.ccsplay.com.br

Gratuita

Mais informações pelo https://mostracinema.institutoconfucio.com.br

Compartilhar.