Lao Ma (劳马), pseudônimo de Ma Junjie (马俊杰), é conhecido como pai do microconto chinês. Atual vice-secretário da Educação e membro do Comitê Central da Associação Chinesa de Escritores, foi professor de literatura na Universidade de Renmin da China.
Suas obras já foram traduzidas para diversos idiomas, como o espanhol, inglês, francês e coreano. Seu primeiro livro a chegam ao Brasil é “A Festa de um Homem Só”. A obra reúne uma série de relatos ficcionais breves, com cinco dos textos mais célebres do autor.
O humor, o absurdo e a história recente de seu país são retratados por Lao Ma em pequenos fragmentos do cotidiano. O autor diz que suas narrativas não pertencem somente ao povo chinês, mas a qualquer leitor que possa se identificar e sentir-se tocado por elas.
Adquira o livro no site da editora.
Edição do livro é fruto de acordos internacionais
O livro foi traduzido pelo professor Caio Yurgel, da universidade chinesa Duke Kunshan University.
“A escrita do Lao Ma é em igual medida curta e irônica, uma ironia que tem um pé na quase infinita história do país, e outro nas acachapantes mudanças pelas quais a China vêm passando desde os anos oitenta. O vão entre gerações é brutal. Hoje em dia, pais e filhos têm experiências completamente distintas do que seja a “China”. Daí vem a ironia. A ironia, afinal de contas, é a distância entre o que está sendo dito e a realidade. Irônico é quem se dá conta dessa distância. O grande desafio da tradução foi conseguir manter essa ironia, esse humor negro que percorre os contos e que tem algo de Kafka (rir diante do absurdo da vida moderna), e, ao mesmo tempo, respeitar os momentos de seriedade em que se está confrontando passagens da história e do sistema político atual”, afirma.
A obra chegou ao Brasil por meio de acordos internacionais entre os dois países, na 4ª Conferência Internacional de Cooperação à Publicação e Imprensa.Paula Cajaty, editora da Jaguatirica, representava as editoras independentes brasileiras na ocasião.
“A China tem parcerias de negócios fortíssimas com o Brasil e a presença de brasileiros só aumenta nas principais cidades chinesas. Esta tendência consolida também uma troca cultural, o despertar do interesse do leitor médio chinês por narrativas estrangeiras”, disse Cajaty.
Serviço
A Festa de um Homem Só
Lao Ma (autor) – Caio Yurgel (tradutor)
Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro
340 páginas