Uma comitiva de acadêmicos da Universidade de Zhejiang, na China, conheceu as instalações do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, e o projeto Sirius, nesta quarta-feira (28). Eles estavam acompanhados de Thomas Law, presidente do Ibrachina e do Dr. Li Li Min, coordenador de Inovação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – CPDI Ibrachina/Ibrawork.
O grupo foi recepcionado por Gustavo Moreno e Rui Henrique Pereira Leite de Albuquerque, assessor de Relações Institucionais do CNPEM. Durante a visita, conversaram sobre estudos de compostos da biodiversidade brasileira em aplicações para saúde e bem-estar humano, bem como de substâncias da farmacopeia da Medicina Tradicional Chinesa.
O CPDI Ibrachina/Ibrawork lançou um edital na área da saúde para a comunidade da Unicamp, que enxerga essa área como uma possível parceria para aproximar o conhecimento milenar da Medicina Tradicional Chinesa da farmácia popular brasileira.
Projeto Sirius
Rui Albuquerque explicou que o Sirius é um acelerador de partículas, que permite pesquisas multidisciplinares. Trata-se do instrumento mais moderno de pesquisa do país.
“É muito importante a vinda de professores e estudantes da Universidade de Zhejiang, pois eles puderam conhecer uma competência de tratamento de informações única no Brasil e que pode interagir com pesquisadores de outros países”, sublinhou Rui.
Integram a comitiva da Universidade de Zhejiang: Gang Fang, diretor-adjunto do Escritório de Admissões da Escola de Pós-Graduação; Lei Yu, vice-secretário da Escola de Engenharia Mecânica; Sisi Lyu, do Escritório de Gerenciamento de Estudantes de Pós-Graduação. Estavam presentes ainda os estudantes de pós-graduação Li-ting Chen, Fan-ke Zeng, Yue Chen e Xin-ning Hu; bem como os estudantes de doutorado Ying-zi Zhang e Hui-qin Huang.