Circula nas redes sociais uma notícia afirmando que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Heleno Augusto, teria se curado da COVID-19 com um tratamento feito com a cloroquina. Este conteúdo é FAKE.
De acordo com o portal de verificação de notícias Agência Lupa:
“A assessoria de imprensa do GSI informou, por telefone, que o ministro não passou por nenhum tipo de tratamento contra a Covid-19. De acordo com a pasta, ele não apresentou sintomas e ficou em isolamento domiciliar até a última quarta-feira (25), quando voltou a despachar no Palácio do Planalto. Na ocasião, participou da reunião de presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com governadores de estados da região Sudeste. Ao ficar sete dias afastado, ele contrariou recomendação do Ministério da Saúde, que indica isolamento por 14 dias para quem testou positivo para o vírus.”
Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA, acusou positivo. Aguardo a contraprova da FioCruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao COVID-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas.
— General Heleno (@gen_heleno) March 18, 2020
A cloroquina, usada contra a malária, é apenas um de vários medicamentos que têm sido testados contra o novo coronavírus. Ainda não se sabe quais drogas realmente são eficazes contra a Covid-19. Até o momento, os experimentos têm sido feitos apenas com pacientes internados em hospitais – ou seja, que apresentam um quadro grave da doença causada pelo novo coronavírus. Até que haja uma comprovação científica, nenhum desses remédios deve ser usado para prevenção ou tratamento de Covid-19.
Diversos portais fazem o trabalho de investigação de informações para identificação dos conteúdos falsos e enganosos, como a Agência Lupa, o Boatos.Org, o e-Farsas, entre outros. O Observatório do Coronavírus feito pelo Ibrachina também reúne algumas das fake news mais recentes – acesse aqui todas as edições.