A Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP) reúne 120 cidades. Seu objetivo é promover o desenvolvimento das cidades com população de até 50 mil habitantes.
Esta semana, a entidade promove mais uma edição do AMPPESP Fomenta. O evento ocorre no Centro de Convenções de Águas de São Pedro, São Paulo, até sábado (30).
Esse fórum de debates reúne membros do poder público, empresários e acadêmicos para tratar de temas importantes e apontar os caminhos para o desenvolvimento da sociedade brasileira. As pautas abordadas incluem economia, educação e inovação. Também ganharam espaço esse ano as tecnologias de cidades inteligentes e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A programação do AMPPESP Fomenta tem 35 painéis, reunindo mais de 50 profissionais de alto nível, especialistas em suas respectivas áreas. Entre os palestrantes estão Felício Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo; o senador Marcos Pontes; Margonari Marcos Vieira, gerente de assuntos federativos da presidência da República, além de outras lideranças políticas, deputados estaduais, Ministério Público, Governo Federal e prefeitos.
Painel sobre cidades inteligentes
O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) é um dos apoiadores do evento. Seu presidente, Thomas Law, apresentou o painel “Cidades Sustentáveis, Resilientes e Inteligentes”, ao lado da consultora de políticas públicas Ana Paula Cintra Andrade.
Com larga experiência no tema cidades inteligentes, Thomas preside o Ibrachina Smart City Council e fundou o hub de inovação Ibrawork. Nos últimos anos, ele participou de vários congressos sobre smart cities no Brasil e no exterior. Além disso, tem feito pesquisas de campo em Barcelona, Nova York e diversas cidades chinesas.
Em sua fala, ele abordou cases de países que usaram as tecnologias de smart cities para melhorar a vida da população e como isso foi feito. “Entendemos que é pertinente fortalecer o conceito de cidades sustentáveis, resilientes e inteligentes através da metodologia triple helix, que reúne os setores público, privado e as universidades”, explicou.
Na opinião de Law, o Brasil precisa de cidades mais acolhedoras, bonitas, resilientes, sustentáveis, além de inteligentes. Isso também é defendido pela AMPPESP. “A missão do Ibrawork e do Smart City Council tem tudo a ver com a causa municipalista, de agir em prol das cidades, onde as pessoas moram, estudam, trabalham e se divertem”, reforçou.
Parceria com a AMPPESP
A melhoria na qualidade de vida da população por meio do uso de tecnologia é uma das vertentes principais das cidades inteligentes. Nesse sentido, a cooperação do Ibrachina com a AMPPESP, é potencializada.
Após o evento, Thomas Law parabenizou presidente da AMPPESP, Adnan Ortolan, prefeito de Cordeirópolis e o secretário-executivo da entidade, Bruno Oliveira pela organização do AMPPESP Fomenta. Também agradeceu ao prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza, pela recepção.