A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Paraná, aprovou por unanimidade o projeto de lei que inclui a celebração do Ano Novo Chinês no calendário oficial da cidade. A matéria, aprovada hoje (14), segue para sanção do prefeito Chico Brasileiro.
A data do Ano Novo Chinês é variável, determinada pelo calendário chinês, que é lunissolar. Em 2023, o Ano do Coelho, foi celebrada em 22 de janeiro. As festividades se estenderam até o Festival das Lanternas, em 5 de fevereiro.
A autoria do projeto é do vereador João Morales, que preside a Câmara. Na justificativa, ele reforça que o Ano Novo Chinês é “uma oportunidade para os imigrantes chineses que residem no Brasil mostrarem suas raízes e sua cultura ao povo que os acolheu, partilhando a sua alegria com diversas comunidades que integram este grande país. É também uma oportunidade para as comunidades estrangeiras estreitarem os laços entre eles, promovendo o diálogo intercultural, a convivência e a integração”.
Thomas Law, presidente do Ibrachina destacou a importância da aprovação do projeto de lei. “A inclusão do Ano Novo Chinês no calendário oficial de Foz do Iguaçu marca o aprofundamento das relações bilaterais. Brasil e China tem uma relação consolidada comercialmente e, mais do que isso, uma relação de amizade dos dois povos”.
Durante a sessão plenária, foi exibido um vídeo produzido pelo Ibrachina mostrando as comemorações do Festival das Lanternas naquela cidade nos dias 4 e 5 de fevereiro. Representantes da comunidade chinesa de Foz do Iguaçu estavam presentes na Câmara Municipal durante a votação.
A primeira edição das festividades do Ano Novo Chinês em Foz do Iguaçu foi celebrada em 2020 e organizada pela Embaixada da China no Brasil. Este ano, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, em parceria com a embaixada chinesa organizaram os eventos alusivos ao Ano Novo Chinês no município paranaense. A realização foi do Ibrachina e o Chinese Bridge Club in São Paulo.