A Praça da Paz de Foz do Iguaçu foi palco de uma série de apresentações culturais que marcaram o Festival das Lanternas, na manhã deste domingo (5). A data encerra as comemorações ao Ano Novo Chinês de 2023, que será o “Ano do Coelho”.

A Praça da Paz foi decorada com a temática da data e os telões exibiram uma apresentação sobre o Festival das Lanternas. O local estava lotado e os presentes puderam assistir shows de danças chinesas, bem como a apresentação do Ibrachina Musical Project, do Grupo de Música Tradicional Chinesa e da dupla Tiago Rossato & Sofia Goulart.

O tenor Kaio Morais fez uma participação especial, cantando “China eu te amo”. Os músicos executaram músicas brasileiras e chinesas, e uniram-se para tocar em conjunto algumas canções.

O presidente do Ibrachina, Thomas Law, agradeceu à prefeitura de Foz do Iguaçu pela parceria na promoção da cultura chinesa, e parabenizou a embaixada da China pela realização do espetáculo. Dirigindo-se aos presentes, estendeu os votos de “um Feliz Ano do Coelho, muito próspero e de muita paz”.

Na presença do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e de outros diplomatas chinesas, foi anunciada a inclusão das celebrações do Ano Novo Chinês no calendário oficial de Foz do Iguaçu.

Zhu Qingqiao agradeceu a acolhida da população local e explicou que o Festival das Lanternas “simboliza harmonia, união familiar, boa sorte e felicidade”.

Também estavam presentes a Cônsul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie; o Ministro Conselheiro da Cultura da Embaixada da China, Shu Jianping; o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues; o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali; o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues; o presidente da Câmara Municipal, vereador João Morales; e a vereadora Anice Gazzaoui.

O Festival das Lanternas é uma ação cultural da Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Embaixada da República Popular da China no Brasil, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e o Chinese Bridge Club in São Paulo.

Compartilhar.