A Prefeitura de Suzano, São Paulo, em parceria com a Associação Cultural Chinesa de Suzano, retomou as atividades da prática corporal Lian Gong. A cerimônia de abertura aconteceu no último domingo (27), reunindo mulheres de diferentes idades no Largo da Feira. Neste primeiro momento, a prática volta de forma gradativa em cinco pontos da cidade, com entrada livre e gratuita.
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi. Também prestigiaram a retomada o presidente da Associação Cultural Chinesa de Suzano, Diego Tung, e os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Meio Ambiente, André Chiang.
O Lian Gong é uma prática corporal chinesa que auxilia no fortalecimento da mente e do corpo, sendo uma tradição praticada há quase 25 anos na cidade. Com as atividades interrompidas desde março de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a coordenação do grupo avaliou o atual cenário pandêmico, o quadro de vacinação dos alunos e monitores e a estabilidade de casos, e decidiu realizar a retomada gradual das ações neste mês de março. O projeto foi apresentado à Secretaria Municipal de Saúde para garantir a segurança de todos.
Neste primeiro momento, as aulas acontecerão no Centro Cultural de Palmeiras (rua Crispin Adelino Cardoso, 42 – Vila Júlia), às segundas-feiras; no Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), às terças-feiras; na Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa (rua Professor Jeremia, 456 – Vila Urupês), às quintas-feiras; na Unidades Básicas de Saúde Dr. André Cano Garcia (avenida Jaguari, 37 – Cidade Boa Vista), às sextas-feiras; e no Esporte Clube Suzaninho (rua Nove de Julho, 722 – Jardim Santa Helena), aos sábados. As atividades começam sempre às 8 horas.
Para participar das turmas, basta comparecer ao local da atividade, no dia e horário que as equipes estiverem, com documento original com foto. O interessado também deverá responder a um formulário para os monitores conhecerem o histórico da prática de exercício do aluno. Após o retorno nestes cinco pontos iniciais, a equipe irá avaliar a retomada gradativa até voltar aos 35 locais em que as aulas eram oferecidas antes da pandemia.
Segundo o presidente da Associação Cultural Chinesa de Suzano, Deigo Tung, a prefeitura sempre foi muito parceira e incentivadora do projeto. “A coordenação (do projeto), feita pela equipe da associação, fica muito feliz com esse retorno e agradece essa parceria da prefeitura, que sempre foi grande incentivadora da prática do Liang Gong na cidade e caminhou junto com os monitores e alunos”, explanou.
Lian Gong
Em 2022, o grupo de Lian Gong completa 25 anos de tradição e exercício na cidade, levando a cultura chinesa para os bairros, além de mostrar para os suzanenses como é a prática corporal.
Antes da pandemia, em 2020, o grupo contava com 50 monitores e mais de 1,3 mil alunos atuantes nos 35 pontos da cidade. A equipe espera que esses números sejam ainda maiores com o retorno gradual que começou neste mês.
* Com informações da prefeitura de Suzano.