Uma série de reportagens especiais sobre os 50 anos das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, uma coprodução entre o escritório representativo do Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) na América Latina e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, começaram a ser exibidas este mês no canal de TV e plataformas digitais como YouTube.
O dia 15 de agosto marca o cinquentenário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. Fazendo uma “contagem regressiva” para o aniversário, a Band e o escritório do CMG produziram reportagens especiais sobre as conquistas de desenvolvimento da China e da cultura milenar do país.
Segundo a CRI, uma equipe de repórteres da Band viajou para a China, fazendo coberturas em Beijing, Xangai e Zhejiang, e produzindo, em parceria com âncoras do CMG, programas especial que mostram as conquistas do desenvolvimento da China e os resultados da cooperação alcançados nos 50 anos de relações diplomáticas.
Gastronomia brasileira
A primeira reportagem mostra um restaurante brasileiro que faz sucesso em Xangai, metrópole com mais de 26 milhões de habitantes.
A cidade viveu um crescimento explosivo em três décadas atrás, e foi nesse local de costumes tão diferentes e língua difícil de entender que o paranaense João Carlos Dutra decidiu abrir uma churrascaria.
“Xangai é uma cidade internacional, Xangai tinha uma linha de metrô quando cheguei e hoje tem 20”, declarou o empresário. O negócio dele também cresceu, em uma das unidades passam mais de 15 mil clientes por mês.
“Eles aceitam a cultura de fora, o público mais jovem, ele se abriu muito para isso. Tem muitos jovens na China que saíram e foram estudar em outros países, aprenderam outras culturas e quando eles voltam para cá, ajudam a disseminar esse gosto, esse paladar para outras coisas”, acrescentou João Carlos Dutra.
Cidade que “abastece” lojas no Brasil
É possível dizer que quase todas as lojas do Brasil têm uma ligação com a China. Muitos dos produtos vendidos aqui vem de Yiwu, no sul da China. A região, 30 anos atrás, era um vilarejo, hoje é uma potência produtiva.
A cidade de dois milhões de habitantes é considerada a “capital mundial dos pequenos produtos”, aqueles que você vê na rede social e quase todo mundo tem em casa. Por exemplo, cerca de 80% dos enfeites de Natal de todo o planeta sai dessa região.
Veja na íntegra e saiba mais