A China é a civilização mais antiga da Terra, mas sua história ainda é pouco conhecida no Ocidente. O livro “História da China: O retrato de uma civilização e de seu povo”, de Michael Wood busca preencher essa lacuna, compilando quatro mil anos em cerca de 900 páginas. A obra, lançada este mês no Brasil, apresenta de forma dinâmica os principais momentos da trajetória do gigante asiático.
A narrativa aborda a unificação, as cinco dinastias, as principais guerras e as mudanças vividas por sua população, na formação da cultura chinesa que conhecemos hoje. Além de aspectos históricos, apresenta as mais recentes descobertas arqueológicas e documentais. Por exemplo, mostra as correspondências e casos de tribunal das dinastias Qin e Han, cartas de familiares dos verdadeiros Guerreiros de Terracota, histórias de mercadores da Rota da Seda, assim como memórias e diários de imperadores, poetas e camponeses.
A narrativa explica ainda como ocorreu a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung, além de abordar a história moderna da China, incluindo os avanços tecnológicos e a nova ordem criada pelo presidente Xi Jinping.
Conforme a editora “é um retrato envolvente de uma civilização e seu povo… História da China conta uma narrativa cheia de drama, criatividade e profunda humanidade de um dos países mais importantes do século XXI”.
Publicado originalmente em 2020, “História da China” chega ao Brasil em edição da Crítica Editorial, disponível no formato impresso e e-book. Trata-se de uma boa introdução ao tema para aqueles que desejam entender melhor a China e seu papel crescente no cenário mundial contemporâneo.
Sobre o autor
Michael Wood é um historiador, cineasta e radialista aclamado internacionalmente, autor de vários livros best-sellers. Realizou mais de uma centena de documentários premiados”. O escritor também é membro da Royal Society for the Arts, da Royal Historical Society e da Society of Antiquaries.