O mundo caminha a passos largos para a eletrificação dos veículos. No Brasil, algumas marcas conhecidas de automóveis convencionais estão sendo surpreendidas pelas montadoras chinesas, que chegaram com tudo, fazendo investimentos pesados em fábricas próprias.
Atualmente, estão disponíveis no mercado brasileiro carros das marcas GWM, BYD, Caoa Chery, JAC e Seres. Porém, novas marcas estão buscando contato com o governo federal e já tem conversas adiantadas com empresas nacionais para colocá-las nas revendedoras.
Possivelmente, nos próximos dois anos cerca de 20 novas marcas chinesas estejam com seus produtos disponíveis por aqui. Durante o Salão do Automóvel de Pequim, na China, várias delas sinalizaram a intenção de exportar para o Brasil. As primeiras a chegar serão Omoda e Jaecoo. Nos próximos meses virão GAC, Xpend, Changan, MG e a Aito. A última é a divisão automotiva da Huawei, conhecida por aqui pelos celulares.
Márcio Lima, presidente da Anfavea (associação das montadoras instaladas no Brasil), disse ao site UOL que o crescimento do setor não será percebido em 2024, com a previsão dos 2,2 milhões de veículos produzidos no Brasil, mas sim a partir do ano que vem.
Governantes estão atentos a essa investida chinesa. Jacareí, em São Paulo, pode receber a operação da Omoda e Jaecoo na antiga fábrica da Chery. Também há cidades de Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Pernambuco conversando com investidores chineses – que inicialmente optarão pelo regime de CKD para montagem local com peças 100% importadas.