O Observatório Nacional, em Niterói, Rio de Janeiro, é uma das instituições científicas mais antigas do Brasil. Este mês, uma delegação da China, liderada pelo Vice Governador da Província de Qinghai, Liu Chao, visitou a unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A comitiva reuniu-se com o diretor do Observatório, Jailson Souza de Alcaniz. As autoridades chinesas puderam conhecer melhor as pesquisas e as atividades desenvolvidas pelo Observatório Nacional. Na pauta, as possibilidades de cooperação sino-brasileira nessa área.

Além disso, a delegação apresentou o novo Observatório Astronômico em construção nas Montanhas Saishiteng, próximo à cidade de Lenghu, província de Qinghai, na China. Este novo sítio astronômico está localizado a 4.200 metros de altitude e tem céu com excelente qualidade, com seeing de 0,75”. No estágio atual do projeto, quatro telescópios estão sendo construídos, sendo que um deles, o telescópio MUST, tem 6,5 metros de diâmetro e previsão de entrar em operação no ano de 2029.

Nos últimos anos, o programa espacial chinês se consolidou como um dos mais avançados do mundo. A China já enviou 14 astronautas ao espaço. Obteve sucesso em pousar a sonda Chang’e 4 no lado oculto da Lua, um feito inédito. Também colocou uma sonda em Marte, tornando-se o terceiro país. Foi o terceiro país a conseguir isso, após os Estados Unidos e a antiga União Soviética. Outro feito de destaque foi colocar em órbita uma estação espacial Tiangong (Palácio Celestial) e designar missões para coletar amostras no satélite.

Até 2030, o projeto é levar astronautas à Lua, construir uma base na superfície lunar e realizar experimentos e explorações científicas.

A Delegação

Fizeram parte da delegação chinesa: o Vice Governador do Governo Popular da Província de Qinghai, Liu Chao; o Secretário-Geral Adjunto do Governo Popular de Qinghai, Rong Zengyan; a Diretora Adjunta do Departamento de Ciência e Tecnologia, Su Haihong; o Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Tecnologia da Informação, He Zhi; o Vice Governador da Prefeitura Autônoma Mongol e Tibetana de Haixi, Yuan Tingyun; e a Diretora do Departamento de Intercâmbio Internacional, Gabinete de Relações Exteriores da Província de Qinghai, Du Xiaoli.

 

Compartilhar.