A China produz quase um terço dos bens manufaturados do mundo. No ano passado, o Brasil foi o país que mais aumentou as importações de produtos chineses.
Foi registrada uma alta de 22% em comparação ao ano anterior, conforme divulgou o governo chinês. As vendas para o mercado brasileiro cresceram 22%, atingindo US$ 72 bilhões. Na sequência, destacaram-se os aumentos nas exportações para o Vietnã (17,7%), Indonésia (17,6%) e Malásia (16,1%).
Um exemplo claro dessa mudança são as vendas de carros elétricos. Segundo dados divulgados pela Associação Chinesa de Carros de Passageiros, o crescimento nas importações cresceram 5,5% em 2024.
Essa expansão reflete o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países, em um cenário de ajustes estratégicos na balança comercial global.
Com a economia chinesa crescendo 5% no ano, as exportações para mercados como Brasil e ganha destaque. Para especialistas, o Brasil se consolida como parceiro estratégico da China, que busca diversificar mercados e fortalecer sua presença geoeconômica na América Latina. Esse movimento também beneficia setores como infraestrutura, tecnologia e construção civil no Brasil.