O Brasil abriu recentemente seu terceiro consulado-geral na China continental. O escritório diplomático fica em Chengdu, capital da Província de Sichuan, sudoeste do país. Os outros consulados-gerais estão em Xangai e Guangzhou.
O distrito consular abrange a região que abrange as províncias de Sichuan, Chongqing, Guizhou, Yunnan e Shaanxi. Cézar Amaral é o primeiro cônsul-geral do Brasil em Chengdu.
Esse é um passo importante das relações bilaterais no ano que marca o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Brasil.
A abertura do consulado-geral em Chengdu “tem um significado especial e terá um papel fundamental no aprofundamento da cooperação entre os dois países”, ressaltou Marcos Galvão, embaixador brasileiro na China.
A escolha por Chengdu
A cidade de Chengdu tem cerca de 20 milhões de habitantes. A grande metrópole é capital da província equivalente a um estado no Brasil – de Sichuan.
A abertura do Consulado-Geral em Chengdu justifica-se por estar na região que mais cresce na China. O local é, ao lado da metrópole vizinha de Chongqing, uma potência. Sua zona econômica foi responsável por quase 7% do PIB chinês em 2023.
Nas últimas décadas, o Brasil tornou-se o principal player da América Latina na província de Sichuan e o maior parceiro comercial da China toda.
O estabelecimento de um consulado brasileiro em Sichuan é o primeiro na China após 14 anos. Devido ao aumento do número de brasileiros que moram e fazem negócios ali, o centro diplomático irá facilitar procedimentos que antes eram atendidos em cidades como Beijing, Xangai e Cantão, onde as filas de atendimento são muito maiores.
Uma das principais tarefas do consulado será a emissão de vistos para chineses que querem viajar ao Brasil. Essa é uma demanda é crescente. Em maio foram cerca de 4.400 documentos em todo o país. A expectativa é que Chengdu emita por volta de 600 todo mês.
Além disso, outros 15 países já têm representações em Chengdu, com bons resultados na abertura de novos negócios.
Conforme José Mário Antunes, diretor da consultoria BellaTerra, que vive há 16 anos no país, o consulado também vai facilitar o contato com empresas chinesas que buscam mais oportunidades comerciais no Brasil.
A cidade é altamente desenvolvida, onde ciência e tecnologia são os pontos fortes. A metrópole foi uma das primeiras a implantar um centro-piloto de inovação. Ele foi escolhida pelo governo como uma das “cidades do futuro” que estão em planejamento, uma vez que suas universidades se destacam pelo alto investimento em pesquisa.
Outro aspecto distintivo de Chengdu é ser o lar dos pandas-gigantes, um dos símbolos nacionais. A abertura do consulado em Chengdu também é um incentivo para que a China ceda dois pandas ao Brasil. A prática diplomática é uma tradição chinesa.
A oferta já foi feita. Segundo a imprensa, quatro zoológicos brasileiros disputam os animais. O anúncio oficial deve ocorrer na visita em novembro do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil.
Com informações de Diário do Povo Online e O Globo