O Escritório de Relações Exteriores da Província de Sichuan anunciou a aprovação da abertura de um novo consulado-geral do Brasil na China.
A representação diplomática será estabelecida em Chengdu, com distritos consulares abrangendo a cidade de Chongqing, e as províncias de Sichuan, Guizhou, Yunnan e Shaanxi.
Este será o terceiro consulado-geral brasileiro no país asiático. Os outros estão em Shangai e Hong Kong. Por sua vez, a China possui consulados-gerais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife.
Brasil já é o maior parceiro comercial da província de Sichuan na América Latina. A expectativa é que o novo consulado aprofunde a cooperação entre a região chinesa e país latino-americano tanto em investimentos quanto em comércio e intercâmbios culturais.
Além disso, marcará uma nova etapa de intercâmbios e cooperações sino-brasileiras. Os dois países são membros do G20 e do BRICS.
O Brasil é o segundo país latino-americano a instalar um consulado-geral em Sichuan. Até agora, 22 países estrangeiros possuem instituições consulares em Sichuan.