A competição Chinese Bridge (Ponte Chinesa) é o maior concurso de proficiência de mandarim do mundo. Realizado anualmente, chega à sua 22ª edição em 2023, com o tema “Uma família, Um mundo”.
Desde o início da semana, 30 vencedores das etapas realizadas em seus países natais estão na cidade de Nanning, na China, onde mostram suas habilidades linguísticas e habilidades artísticas. O pernambucano Gabriel Bechara representa o Brasil.
Nesta terça-feira (29), Bechara passou em uma das eliminatórias e ficou entre os 15 melhores do mundo. Encerrou sua participação na segunda colocação entre os alunos das Américas, vencendo o representante dos Estados Unidos, mas perdendo para o representante de Cuba.
“Foi uma experiência incrível. Estou muito feliz de ter participado e representado o Brasil”, disse ele ao site do Ibrachina.
Gabriel foi selecionado para ser o representante brasileiro da competição mundial quando venceu a eliminatória nacional. No dia 29 de abril, 20 estudantes, dos 12 Institutos Confúcio do Brasil, participaram da final, realizada na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. O evento teve apoio do Chinese Bridge Club in São Paulo.