Os brasileiros Maria Eduarda Variani, Rafaela Viana dos Santos, Manuela Boiteux Pestana e Marco André Rocha Germano estão curando o programa de mestrado em Estudos Chineses Academia Yenching, da Universidade de Beijing, na China.
Em entrevista à Xinhua, os quatro contaram que se interessam pela cultura chinesa desde pequenos. Ao chegar em Beijing, ficaram impressionados com a profunda herança cultural da capital chinesa, a eficácia dos serviços públicos e sua fabulosa paisagem urbana.
Na opinião dos estudantes brasileiros, China e Brasil têm muito em comum. Ambos são importantes países no cenário econômico mundial, ricos em recursos naturais e patrimônio cultural. Além disso, os dois países dão grande importância à educação, cultura e desenvolvimento econômico.
Eles estão aprendendo sobre a cultura chinesa e participam de intercâmbios com outros estudantes estrangeiros. “Estudar na Universidade de Beijing me dá a oportunidade de ter uma compreensão mais profunda da história, tradição e costumes chineses”, conta Manuela. Ela e os demais querem contribuir para o desenvolvimento das relações China-Brasil após a formatura.
* Com informações de GlobalLink/Xinhua.