O “Ano Novo Chinês 2025 – Espetáculo Cores da China”, apresentado pelo Grupo de Danças da Universidade Minzu do Centro-Sul da China, lotou o Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, na noite desta quarta (12). A performance encerra a turnê brasileira do grupo, que também passou por São Paulo, Brasília e Salvador.
Todos os mais de 750 assentos do Teatro Municipal estavam preenchidos para as comemorações da chegada do Ano Novo Chinês ou “Festival da Primavera”.
Estavam presentes no evento o vice-presidente da Universidade Minzu do Centro-Sul, San Lang Zaxi, Paulo Zheng, presidente da Associação Chinesa de Campinas e Região, Gao Qinxiang, diretor do Instituto Confúcio na Unicamp, Tak Chung Wu, diretor do CPDI Ibrawork e Li Li Min, coordenador de Inovação do CPDI Ibrawork e professor da Unicamp.
“A parceria Brasil e China transcende as questões econômicas. A integração entre os povos é sólida. Essa apresentação mostra um pouco da história e da riqueza cultural da China e marca a chegada do Ano Novo”, afirmou Thomas Law, presidente do Ibrachina.
O Ano Novo Chinês é uma das celebrações mais importantes da cultura chinesa. A data festiva é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Show mescla dança, canto e música, mostrando riqueza étnica da China
O espetáculo “Cores da China” reúne diferentes formas de arte, incluindo dança e música instrumental das minorias étnicas. São 20 dançarinos e dançarinas no palco, apresentando 14 atos. A performance une danças tradicionais da China com artes marciais, cenas teatrais e técnicas modernas de coreografia. O músico Zhang Zhuo executou duas peças no morin khuur, um instrumento típico da etnia mongol. No final, apresentaram um desfile de trajes tradicionais de várias regiões do país asiático, acompanhados por música da Ópera de Pequim.
A Universidade Minzu do Centro-Sul, sediada em Wuhan, foi uma das primeiras universidades criadas para as minorias étnicas após a fundação da República Popular da China. A Escola de Música e Dança oferece cursos de graduação em Música, Dança e Artes Cênicas. Seus professores e alunos conquistaram diversos prêmios em competições profissionais de alto nível na China. Também realizaram apresentações em cerca de 70 universidades, passando por mais de 10 países.
Realização e Patrocínio
O evento é uma realização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), da Universidade Minzu do Centro-Sul da China e do Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Organização da Comissão Nacional de Assuntos Étnicos da China, Embaixada da China no Brasil e Consulado da China em São Paulo. Apoio do Chinese Bridge Club in São Paulo, da Prefeitura de Campinas, da Zheng Chang do Brasil, Associação Chinesa de Campinas e Região e da Associação Shaolin Chan. BYD, CPFL Energia e State Grid patrocinam o evento.
Veja como foi