O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que China e Brasil devem aproveitar o 50º aniversário dos laços bilaterais no próximo ano como uma oportunidade para elevar sua parceria a um novo patamar.
Wang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez o pedido durante conversa recente com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira.
Ainda segundo o ministro Wang, 2023 foi um ano importante na história das relações China-Brasil. O presidente Lula fez uma visita à China em abril e uma série de acordos foram assinados. Isso serviu para que os dois países mantivessem intensos intercâmbios de alto nível, aumentando a confiança política mútua e promovendo a cooperação recíproca em vários campos.
Por sua vez, Vieira disse que o Brasil valoriza muito suas relações com a China e está pronto para trabalhar com a China para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e celebrar conjuntamente o 50º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre os dois países no próximo ano.
Ele disse que o lado brasileiro espera manter intercâmbios de alto nível com a China, fortalecer a cooperação em vários campos e promover um maior desenvolvimento das relações bilaterais.