Chefs chineses estão criando pratos exclusivos fazendo uma ligação com as tradições do país. Impulsionada pelo nacionalismo e o apego ao patrimônio cultural, a indústria gastronômica da China tem surgido um novo estilo de servir pratos tradicionais, ideia aprovada pelo público.
O chef Chen Xiaodong ganhou fama por ter criado uma massa em forma de cabeça de leão. A criação foi inspirada pela tradicional dança do leão da província de Guangdong, sul da China. Xiaodong se formou na cidade de Foshan, conhecida por servir pratos saborosos. Ele trabalha com gastronomia há sete anos.
A tradição milenar da dança do leão é popular em todo o país. O chef usou essa referência cultural para criar o lanche, batizado de 醒狮酥 (Xingshisu). Ele conta que fez vários experimentos até achar o “ponto”. Agora, desfruta a crescente popularidade de seus doces.
“Leva sete ou oito horas para fazer uma arte de açúcar ou chocolate funcionar, então por que não gastar mais tempo desenvolvendo elaborados lanches tipicamente chineses?” disse Chen em entrevista à ECNS.
O preparo do prato é trabalhoso, e necessita de, pelo menos, dez procedimentos, desde a moldagem até a fritura. Paciência e habilidade são essenciais para que a comida fique pronta. O sucesso da criação de Xiadong foi tão grande que ele começou a dar aulas sobre o preparo dos doces com cabeça de leão.
“Quando a alimentação e o patrimônio cultural imaterial estão ligados, passa a ser uma questão de herança cultural e da promoção. e as histórias por trás disso”, observou Chen. O chef contou ainda que tem planos para criar outros dim sum, com imagens do zodíaco chinês e da fênix.
Inspired by the traditional Chinese lion dance, Gen Z cook Chen Xiaodong from South China's Guangdong included this fascinating cultural element into his newly created dish: lion dance dim sum.pic.twitter.com/2KNEdCg1ou
— Zhang Meifang (@CGMeifangZhang) June 13, 2022