Em 1 de outubro é celebrado o aniversário da fundação da República Popular da China. As cerimônias de hasteamento da bandeira foram realizadas em todo o país nesta sexta-feira, marcando o 72º aniversário nacional.
O Conselho de Estado da China deu início às celebrações na quinta-feira, em Pequim, com alusões ao “Dia dos Mártires” e discursos que enfatizaram o desenvolvimento econômico do país nas últimas décadas e a prosperidade moderada da população. O evento reuniu as lideranças do Partido Central, incluindo o presidente Xi Jinping, o premiê Li Keqiang, além de cerca de 500 convidados. guests from home and abroad.
As celebrações se extendem por 7 dias, com diferentes eventos na China continental e nas regiões administrativas especiais (RAE) de Hong Kong e Macau. Durante esse período, chamado de “semana dourada” a população chinesa aproveita os dias de feriado para viajar, no movimento que é considerado a maior migração humana da terra. Contudo, por causa da pandemia, o deslocamento interno este ano novamente foi bem menor que a média histórica.
O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong realizou uma cerimônia na Praça Bauhinia Dourada, onde a bandeira nacional e a bandeira de Hong Kong foram hasteadas, na presença de funcionários do governo e outras autoridades.
Um evento semelhante foi organizado pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau, na Praça do Lótus Dourado.
Durante a recepção realizada após a cerimônia do hasteamento da bandeira em Hong Kong, a Chefe do Executivo, Carrie Lam, disse que o Dia Nacional deste ano tem um “significado especial” para a cidade.
Praça do Lótus Dourado, na Região Administrativa Especial de Macau. Foto: CCTV
Celebração do Dia Nacional em Hong Kong, sul da China, 1 de outubro de 2021. / Imagem: CFP
“Hong Kong realmente encontrou no caminho certo para ‘Um País, Dois Sistemas’, sob as salvaguardas duplas da Lei de Segurança Nacional de Hong Kong e um sistema eleitoral aprimorado”, disse Lam. Estamos agora “na melhor posição de todos os tempos” desde o retorno à China, em 1997, alavancando os pontos fortes e se integrando ao desenvolvimento geral do país, acrescentou.
“Olhando para o futuro, o forte apoio do nosso país a Hong Kong no 14º Plano Quinquenal Nacional, o desenvolvimento da Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, a estratégia de desenvolvimento de dupla circulação nacional e internacional do país, além dos Planos ‘Qianhai’ e ‘Hengqin’ divulgados no mês passado, criarão oportunidades ilimitadas para Hong Kong “, finalizou.
Já Ho Iat Seng, presidente-executivo de Macau, disse que a China é o forte apoio para a prosperidade e estabilidade da cidade e prometeu aprofundar a cooperação com o continente. “A pátria mãe é o forte apoio para a prosperidade e estabilidade de Macau e também a força motriz inesgotável do desenvolvimento de Macau”, disse Ho na recepção do Dia Nacional.
Ela salientou que Macau garantirá, de forma resoluta a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento do país e implementará o princípio de “patriotas na administração de Macau”.
* Com informações de CCTV