A empresa de serviços postais da China emitiram dois selos especiais para celebrar o próximo Ano do Dragão. Cada um custa 2,40 yuans (R$ 1,70). Ao todo, foram impressos 30 milhões de cartelas, com 16 unidades.
Uma das estampas mostra um dragão dourado voando entre nuvens contra um fundo vermelho. A imagem e postura remete às figuras do animal mitológico na Muralha dos Nove Dragões da Cidade Proibida, em Beijing. Ele simboliza o espírito de progresso vigoroso e de autoaperfeiçoamento.
O outro selo apresenta dois dragões com um objeto de jade tradicional ao centro, tendo textos auspiciosos em mandarim com votos de prosperidade e paz para o país e o povo.
Tradição de 40 anos
Os Correios da China lançam selos temáticos desde 1980, que foi o Ano do Macaco.
O ciclo do zodíaco chinês contém 12 animais que “regem” os anos e possuem características próprias: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, ovelha, macaco, galo, cachorro e porco.
O próximo “Ano do Dragão” começa em 10 de fevereiro de 2024 e termina em 28 de janeiro de 2025. Na tradição chinesa, o dragão é considerado um símbolo de poder, força e boa sorte.