A Copa do Mundo do Catar começa dia 20 de novembro. Como sinal de amizade, a China enviou dois pandas gigantes para a recém-criada Panda House, no Parque Al Khor, 50 km a norte da capital, Doha.
A expectativa é de que permaneçam no Catar por 15 anos. A panda fêmea, de 3 anos, Si Hai e o panda macho Jing Jing, de 4 anos, deixaram seu habitat em Chengdu, província de Sichuan, no sudoeste da China, rumo ao Oriente Médio numa iniciativa inédita.
É a primeira vez que pandas gigantes viajaram para a região, conforme explica o Centro de Conservação e Pesquisa de Pandas Gigantes da China (CCRPC, na sigla inglesa). O Parque Al Khor é um recinto fechado na nação desértica, replicando as condições de vida das florestas onde os pandas nasceram. Semanalmente eles serão alimentados com 800 quilos de bambu fresco, enviados diretamente da China.
Cuidadores e veterinários chineses acompanharam os animais durante sua jornada e estão ajudando-os a se adaptar ao novo ambiente. O panda gigante é uma das espécies mais ameaçadas do mundo, encontrados em estado selvagem apenas na China, onde vivem em reservas naturais.