Quando se trata de avaliar a contribuição de um país, muitas vezes são as tradições culturais do país que vêm à mente, não sua riqueza econômica ou avanços tecnológicos.

Resquícios das lutas e conquistas históricas de uma nação podem se tornar quase sinônimos do nome do país, definindo os valores da nação e influenciando para outras pessoas ao redor do mundo. Nesse sentido, o passado de um país continua a definir seu presente e futuro.

As classificações do ranking de 2021 para “Países Influentes”, um levantamento feito pelo BAV Group, braço da empresa de comunicações de marketing global VMLY & R, em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, entrevistou mais de 17.000 pessoas em quatro continentes  para avaliar as percepções sobre os países usando 76 métricas diferentes.

O quesito “patrimônio cultural” é baseado em uma média ponderada de cinco atributos que se relacionam com o patrimônio de um país: culturalmente acessível, riqueza histórica, boa comida, atrações culturais e atrações geográficas.

Enquanto a Espanha, a Itália e a Grécia, campeãs do Velho Mundo, ocuparam os três primeiros lugares em 2021. A Espanha conquistou o primeiro lugar. Um dos motivos para isso é que o espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo. A Itália, que ficou em segundo,  produziu cerca de 3,3 bilhões de quilos de macarrão em 2016, muito mais do que qualquer outro país, e abriga o Coliseu e a Torre Inclinada de Pisa – duas das estruturas mais famosas do mundo. Os antigos Jogos Olímpicos foram copiados por milênios, sendo determinantes para a classificação da Grécia em terceiro. Logo atrás ficou a França, que antes da pandemia costumava atrair anualmente cerca de 7 milhões de pessoas à Torre Eiffel de Paris – o monumento mais visitado do mundo entre os que cobram ingresso. Fechando o top 10 vem México, terra das comidas apimentadas e trios musicais.

A China ficou em 12º lugar. Lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, a China é  o país mais populoso do planeta e o segundo maior em extensão territorial. Sua cultura tem uma tradição milenar, popularizando-se nos últimos anos com filmes que alcançaram bilheterias capazes de rivalizar com grandes sucessos de Hollywood.

Em 14º lugar está o Brasil, com manifestações culturais que ultrapassam fronteiras e influenciam outros países, como o Carnaval. Alguns talentos musicais aqui produzidos também têm alcançado outros voos, fazendo parte da lista de mais tocados em várias nações. Sem falar na área desportiva, onde seus atletas se destacam no esporte mais popular do mundo: o futebol.

Compartilhar.