A China promoverá o desenvolvimento verde do Cinturão e Rota, fortalecendo a cooperação internacional nesse respeito, disse o principal planejador econômico do país nesta segunda-feira.
A China pretende aumentar a cooperação em várias áreas com os países ao longo do Cinturão e Rota até 2025 e formar um padrão de desenvolvimento verde para a iniciativa até 2030, de acordo com uma diretriz emitida pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e três departamentos relevantes.
A cooperação em energia limpa será aprofundada à medida que a China incentiva as empresas de energia solar e eólica a “se globalizarem”, e promove a cooperação tecnológica nas áreas como energia renovável, energia nuclear avançada, redes inteligentes e energia de hidrogênio, disse a diretriz.
Enquanto isso, veículos de nova energia e planos de transporte inteligente serão promovidos ao longo do Cinturão e Rota, o impulso de desenvolvimento dos trens de carga China-Europa será consolidado e a logística verde será avançada, segundo o documento.
A China otimizará continuamente a estrutura comercial e desenvolverá vigorosamente o comércio de produtos verdes com alta qualidade, alta tecnologia e alto valor agregado, acrescentou.
A colaboração no enfrentamento das mudanças climáticas e das finanças verdes também será intensificada, disse a diretriz.