A China Mobile tem mais de um bilhão de usuários ativos, o que lhe garante o posto de maior operadora de celular do mundo. Agora, a empresa pretende ampliar sua presença no Brasil.
A divisão internacional da China Mobile abriu um escritório em São Paulo, visando ter um melhor relacionamento com operadoras locais para atender clientes internacionais.
Para 2024, o plano é lançar uma MVNO (operadora virtual), para atender o público brasileiro. “Ainda estamos avaliando e negociando, “Vamos ser uma operadora virtual de uma dessas MNOs (TIM, Claro ou Vivo)”, disse Leanne Zhang, head de negócios para operadoras na China Mobile International na América Latina.
Presente no Brasil desde 2017, a China Mobile opera apenas com transporte de IP e outros serviços de rede para empresas chinesas que se instalaram no país. Também oferece opções de dados, voz e SMS para clientes chineses em roaming em parceria com as operadoras brasileiras.
Com a popularização do 5G no país, a gigante de telecomunicações também está de olho no mercado de IoT, a Internet das Coisas, que faz a conexão por internet de sistemas e máquinas. Esse serviço é essencial para o uso de tecnologias de smart cities.