O mercado automobilístico mundial vem mudando rapidamente, com os carros elétricos um ganhando espaço cada vez maior. A chegada de empresas como JAC, Great Wall Motors e BYD no mercado brasileiro ajudou o país a mudar seu perfil de consumo.

Conforme dados do governo federal, até 1 de dezembro de 2023, a China tinha vendido 37.612 carros elétricos ao Brasil. O número é calculado com base nas vendas desde 2017, quando esses veículos passaram a ser importados pelos brasileiros.

Em 2023, foram vendidos 14.445 carros com motor elétrico no Brasil. A soma dos valores negociados historicamente atingiu US$ 812,7 milhões. Em termos gerais, a China produziu 54% do total de carros elétricos comercializados no Brasil (69.633).

O levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços aponta que, em números gerais, a China só perde para a Argentina, que ainda é a maior exportadora de automóveis para o Brasil.

As empresas chinesas negociaram 35.520 automóveis importados pelo Brasil até o final de novembro de 2023. Isso equivale a 17,6% do total. Quando a fábrica da BYD instalada na Bahia começar a produção em massa, em meados de 2024, a expectativa é que a fatia de mercado dos carros elétricos aumente exponencialmente.

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