O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) promoveu, na manhã desta sexta-feira (5), um ciclo de palestras sobre a História do Brasil. O evento reuniu diferentes historiadores e pesquisadores no Marina Aquarium, em São Vicente, litoral Sul de São Paulo.

A abertura da programação ficou a cargo do presidente do Ibrachina e Doutor em Direito pela PUC/SP, Thomas Law.

O primeiro palestrante foi Kayo Amado, prefeito de São Vicente, que abordou o tema “São Vicente 500 Anos: de 1° Vila do Brasil às Perspectivas Futuras”.

Ele lembrou o começo da vila, em 1502, e os grandes avanços desta importante cidade nos últimos anos. “Atualmente, São Vicente é reconhecida por ser a cidade monumento da história pátria e a célula mater da nacionalidade”, enfatizou.

Em seguida, falou Caroline Ménard, professora de história da América Latina na Universidade de Montreal, Canadá. Ela abordou “A Importância do Comércio Marítimo no Brasil Colônia”, reforçando como esse tipo de comércio foi fundamental para a história do país.

Professor do programa integração latino-americana da USP e professor livre-docente de Direito Penal da USP/RP, Víctor Gabriel Rodríguez, discorreu sobre a “Autoafirmação Latino-americana no Novo Cenário Global”.

Rodríguez destacou que “praticamente todos os países latinos possuem em suas Constituições um princípio básico de integração com os vizinhos, falando da plurinacionalidade latino-americana”. Mesmo que de outra maneira, quem está colaborando para promover isso atualmente é a China, membro do BRICS, do qual o Brasil faz parte, avalia o professor.

Na audiência do ciclo de palestras estavam autoridades políticas, jurídicas e acadêmicas. Marcou presença o vereador de Santos, Bruno Galoti Orlandi.

Relação Brasil-China

Thomas Law encerrou o evento com a palestra “Comércio marítimo e a Nova Rota da Seda (One Road, One Belt): a força econômica dos países do Hemisfério Sul”.

“O objetivo é demonstrar a força do comércio marítimo contemplado pelo programa Belt and Road Initiative (BRI)”, explicou. O BRI, também chamado de Nova Rota da Seda, foi lançado em 2013 pelo governo da China e tem causado grande impacto no sistema de infraestrutura mundial.

“Trata-de de um projeto muito ambicioso, com o intuito de conectar o Ocidente ao Oriente, ligando a Eurásia com a Europa e também a África. Envolve muitas frentes, desde portos e ferrovias até centros de dados e minas”, pontuou.

Law ressaltou que “Brasil e China são países extremamente importantes no contexto global, sendo economias complementares”. Finalizou reforçando que “o maior parceiro econômico do Brasil é a China. Portanto, é importante destacar que o BRI é um projeto internacional, que já possui projetos para a América Latina”.

Assista na íntegra:

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