O Grêmio Recreativo Escola de Samba – GRES Cidade Jardim fará uma homenagem à China no Carnaval este ano. Com o apoio do Ibrachina, eles tratarão do enredo “Pelos Caminhos da Sabedoria, o Pavão Encontra o Dragão: Brasil-China, uma Viagem Cultural”.
“Uma de nossas missões é promover a integração cultural entre o Brasil e a China. O Ibrachina tem um escritório em Belo Horizonte, então aqui também é nossa casa, ainda mais sendo tão bem recebidos pelos amigos mineiros”, afirmou Thomas Law, presidente do Ibrachina, quando visitou a quadra da escola para conhecer o samba-enredo e fantasias preparadas para o desfile.
A escolha do tema tem um aspecto simbólico, pois em 2024 comemora-se os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China. Isso é abordado pela Cidade Jardim no samba-enredo que fala também da relação de parceria entre as duas nações em áreas como cultura, tecnologia e gastronomia.
“Nossas expectativas são as melhores possíveis, especialmente com o apoio cultural do Ibrachina. Este desfile transformará o Carnaval de Belo Horizonte. Estamos criando alegorias imponentes que estão se tornando verdadeiras obras de arte. Será uma celebração impactante, refletindo o comprometimento e a visão de um futuro ainda mais promissor entre nossas nações”, comenta Alexandre Costa, presidente da escola.
Fundada em 1961, a Cidade Jardim é uma das escolas de samba mais tradicionais da capital mineira. Originada no complexo de Santa Maria, na zona centro-sul da cidade, a escola foi campeã do carnaval belo-horizontino em 18 ocasiões.
Veja a reportagem especial sobre a parceria feita pela Agência de Notícias Xinhua, da China: