O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou, nesta terça-feira (20), o “Simpósio Internacional Inovação, Fintechs, Economia Verde e Crédito de Carbono”. O evento reuniu juristas, acadêmicos e autoridades para uma exposição sobre tecnologia e sustentabilidade no Brasil e na China.
O objetivo do evento apoiado pelo Ibrachina é aumentar a cooperação visando fortalecer a cooperação educacional, legal e empresarial entre Brasil e China. Entre os palestrantes, Dr. Ben Shenglin, reitor da Zhejiang University International Business School (ZIBS), da China.
O presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da OAB (CNRBC/OAB) Thomas Law, enfatizou a importância da cooperação da OAB com a ZIBS, a maior universidade de negócios da China. “Nosso maior parceiro comercial é a China. É muito importante um evento como esse, com representantes de vários estados brasileiros. Temos muitos desafios pela frente para fortalecer a cooperação”, disse. Para ele, o Simpósio proporciona uma visão internacional sobre os desafios legais para a economia verde, oferecendo aos advogados uma oportunidade única de aprendizado.
Na sequência, o Dr. Ben Shenglin proferiu uma Palestra Magna, onde explicou que a ZIBS está comprometida com o aprofundamento da cooperação entre China e Brasil. Apresentou ainda quais são as “Tendências Globais e as Inovações Chinesas”, esmiuçando os elementos mais importantes nesse momento, como Globalização Regional, Ecologização Verde, Digitalização Inteligente e Envelhecimento da População.
Rodrigo Moura é diretor de Relações Internacionais do Ibrachina e diretor-executivo do ZIBS Latin American Center. Pontuou que o trabalho realizado pelo Centro é pautado em três eixos: acadêmico, com foco em pesquisa; negócios, com destaque para o empreendedorismo; e o governamental e social, que inclui ações políticas.
O chefe da divisão de China e Mongólia do Ministério das Relações Exteriores, Leônidas Melo Coelho, enfatizou que “a OAB presta um enorme serviço nas relações Brasil-China, que é também são realizadas em eventos como esse Simpósio”.
Por sua vez, Tadeu Jayme, presidente da Comissão Especial de Crédito de Carbono do Conselho Federal da OAB, pontuou que “esse Simpósio busca reforçar a cooperação entre dois gigantes no cenário mundial, China e Brasil, cujo objetivo principal é o benefício recíproco”.
Também estavam presentes no evento Leonardo Campos, Diretor Tesoureiro do Conselho Federal da OAB; Felipe Sarmento, Coordenador das Comissões e Procuradorias da OAB Nacional; Erinaldo Dantas, coordenador do Colégio de Presidentes da OAB; Fernando Zhou Xiang Gu, presidente da Coordenação das Relações Brasil-China da OAB-DF; Paco Britto, secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal; João Luiz da Silva, deputado estadual do Amazonas; Valdir Barranco, deputado estadual do Mato Grosso; Sóstenes Marchezine, vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China do CFOAB; Clarita Maia, secretária-geral da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China do CFOAB; João Carlos Melo, vereador de Manaus; Rodrigo Silva Moura, diretor-executivo do ZIBS Latin America Center; Natasha Schmitt, membro da Comissão de Crédito de Carbono da OAB; Ingrid Elias Silvestre, representante da coordenação Brasil China da OAB-GO; Mariana Rodrigues, representante da ZIBS Latin America Center Cooperações e Parcerias; Elvis Klauk Jr.; presidente da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China da OAB/MT, Ricardo Berzoini, da Veredas Inteligência Estratégica.
Cartas de Intenção
Durante o Simpósio, o reitor da ZIBS assinou Cartas de Intenção com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e com as seccionais da Ordem dos Advogados do Distrito Federal e do Mato Grosso. Elas preveem cooperação educacional, legal e empresarial.
Os documentos foram firmados por Thomas Law, Ben Shenglin, Rodrigo Moura, Tadeu Jayme, Sóstenes Marchezine, Fernando Zhou Xiang Gu, Elvis Klauk Jr.e Beto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB.
Confira na íntegra: