O Festival de Cinema Chinês 2024 iniciou na noite desta segunda-feira (4), no Cine Odeon, do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Rio de Janeiro.
A sala, com capacidade para 504 pessoas, estava lotada. O filme que abriu a mostra foi “Jornada Sem Fim” [San da dui – 三大队]. Antes do início da sessão, ocorreu a apresentação da tradicional Dança do Dragão.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, falou na abertura do Festival, agradecendo o apoio da Embaixada da China no Brasil, do Consulado da China no Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura para a realização do evento.
Segundo ele, a mostra visa promover um intercâmbio cultural ente os dois países e ganha maior relevância por ser realizada no ano em que se comemora o cinquentenário das relações diplomáticas Brasil-China.
Em sua fala, Mao Yu, secretário-executivo da Administração Nacional de Cinema da China, afirmou que um dos objetivos do Festival é que “o cinema seja um vetor da parceria e amizade entre China e Brasil”.
Também participaram da cerimônia de abertura Tian Min, Cônsul-geral da China no Rio de Janeiro e Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Após o término da sessão, o público aplaudiu o filme e teve a oportunidade de interagir com o diretor, Mo Dai, e o ator principal, Zhang Yi. Eles falaram sobre a obra e falaram sobre suas trajetórias artísticas. Mo Dai disse ter apreciado o intercâmbio cultural nessa visita ao Brasil e que gostaria de ver seus novos filmes também serem disponibilizados ao público brasileiro.
“É minha primeira vez aqui e desejo voltar. Espero que, com a linguagem cinematográfica, o povo brasileiro possa conhecer melhor a China e nossa cultura”, afirmou Zhang Yi, protagonista de “Jornada Sem Fim”.
Os canais de TV chineses CGTN e Phoenix Media cobriram o evento e entrevistaram o cineasta e o ator.
O Festival tem organização da China Film Administration, Embaixada da China no Brasil e Consulado da China no Rio de Janeiro, com realização da Secretaria Nacional de Cinema da China e China Film Archive. A correalização é do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), com apoio institucional do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Programação do Festival de Cinema Chinês 2024
O Festival vai até esta sexta-feira (8). Os ingressos são gratuitos, mas limitados. Eles precisam ser reservados pela plataforma Sympla.
Ainda serão exibidos oito longa-metragens. A seleção apresenta ao público brasileiro produções recentes, que revelam a qualidade e a pujança da indústria cinematográfica do país asiático.
05/11, no Cine Odeon
14:00 – “O Amor Nunca Termina” Ingressos AQUI
16:30 – “Pégasus 2” Ingressos AQUI
19:00 – “A Criação dos Deuses: Reino das Tempestades” Ingressos AQUI
06/11, no Kinoplex São Luiz
17:00 – Só Se Vive Uma Vez Ingressos AQUI
19:30 – Primeiro e Único Ingressos AQUI
07/11, no Kinoplex São Luiz
17:00 – Sucessor Ingressos AQUI
19:30 – Bons Companheiros Ingressos AQUI
08/11, no Kinoplex São Luiz
19:30 – Ping Pong: A Vitória Ingressos AQUI