A possibilidade de banimento do TikTok nos Estados Unidos, por questões políticas, está forçando a ByteDance, empresa chinesa criadora do app, a vendê-lo a uma empresa americana ou simplesmente deixar de operar naquele país.
Com isso, um grande número de usuários já começou a procurar apps alternativos. Os “refugiados do TikTok” estão adotando, em grande parte, o RedNote, também chinês. Conhecido no país de origem como Xiaohongshu [小红书], que significa “Pequeno Livro Vermelho”, essa rede social reúne vídeos, fotos e postagens de textos em seu feed. Nas últimas semanas ganhou milhões de novos usuários.
Para alguns, é uma mistura de Pinterest com Instagram, e ainda permite fazer compras facilmente dentro do aplicativo. De fato, foi lançada em 2013 como um app de comércio eletrônico, mas acabou se tornando um aplicativo de “estilo de vida”.
Depois de baixar o app, disponível nas plataformas Android e iOS, os usuários escolhem suas áreas de interesse, e a plataforma cria guias personalizados com conteúdos variados, privilegiando os vídeos, como o TikTok.
Inicialmente disponível na China, o RedNote ganhou muita adesão nos EUA, por isso sua interface está disponível apenas em chinês ou inglês. É possível baixar nas lojas de app do Brasil, mas ainda não há uma versão em português.
Como se tornou uma tendência, a novidade logo atraiu o interesse de usuários brasileiros. Desde o lançamento do app por aqui, foram mais de 250 mil downloads no país. A empresa diz que são mais de 300 milhões de usuários ativos em todo o mundo, estando entre as principais redes sociais na China.
A influenciadora chinesa Luana em Pequim comentou a chegada dos brasileiros em um vídeo recente, mostrando que já existe uma comunidade ativa de falantes de português por lá.
https://www.instagram.com/reel/DE2STEwv1yc/
Como usar o Rednote?
Semelhante a muitas outras redes, o RedNote permite curtir, comentar, salvar e compartilhar os conteúdos. No primeiro uso é necessário fazer um registro, que pode ser com o login do Google ou digitando seu número de telefone com o código do país (por exemplo, 55 para o Brasil).
O aplicativo fará o registro automaticamente, enviando uma mensagem de texto (SMS). Insira o código no aplicativo para confirmar sua conta. Depois, defina suas preferências: escolha seu gênero e selecionando seus interesses. Os ícones são autoexplicativos e incluem opções como hobbies, trabalho, pets, viagem, estilo de vida, ajudando a personalizar sua experiência desde o início.
A página inicial não tem o “Para você” [For You], ela usa uma abordagem diferente, com o botão “explore”, que mostra conteúdos selecionados especificamente para o usuário.
Assista esse vídeo pra entender melhor
https://www.instagram.com/p/DFDSrSBhtzf/
Entenda a interface:
Explore: depois que tudo estiver definido, você será direcionado para seu feed inicial. Para personalizar seu perfil do RedNote:
Clique no ícone “Profile” na parte inferior da tela.
Edite suas informações: clique em “Edit profile” para começar a personalizar sua conta.
Assim você pode:
- Alterar seu nome de usuário e definir uma ID exclusiva (só pode ser atualizado uma vez).
- Subir uma foto de perfil e uma imagem de capa.
- Adicione uma breve biografia.
- Atualizar detalhes opcionais como data de nascimento, localização, cargo e escolaridade.
Por enquanto o RedNote tem seções do aplicativo que só aparecem com menu em mandarim. Para quem está aprendendo é uma boa opção, mas trocar para inglês é fácil.
Como usar o aplicativo RedNote
- Menu do lado esquerdo (basta clicar no ícone de três tracinhos)
Esta guia oferece várias ferramentas e recursos.
Discover Friends [Encontre amigos]: Ajuda a conectar o usuário com pessoas que compartilham seus interesses ou conexões mútuas.
Drafts [Rascunhos]: salve as postagens que está fazendo e volte mais tarde se precisar terminá-las.
My Comments [Meus comentários]: acompanhe suas interações na plataforma.
History [Histórico]: Revise sua atividade recente, incluindo postagens que você viu ou contas que você visitou.
Orders [Compras]: Por enquanto só funciona na China. Permite acessar recursos como pedidos, carrinhos salvos e gerenciar a carteira para compras no aplicativo.
- Barra inferior
Esses ícones fornecem acesso rápido a áreas essenciais:
Home [Página inicial]: Seu feed personalizado, com conteúdo de quem você segue e postagens relacionadas aos seus interesses.
Ícone de loja: Função compras. Só está disponível para quem mora na China, por enquanto.
Botão +: Use para fazer suas publicações de texto ou vídeo. Exstem opções de filtros, efeitos e legendas. Também permite fazer lives.
Messages [Mensagens]: Conversas em particular, no estilo direct.
Me [Perfil]: visualize e gerencie suas postagens, seguidores e configurações pessoais.
- Barra superior
Estas seções ajustam o tipo de conteúdo exibido na sua tela.
Likes e Collects [Curtidas e Salvos]: permite acompanhar quem curtiu ou salvou suas postagens.
New Followers [Novos Seguidores]: Veja as postagens de contas que passaram a seguir você.
Comments e @ [Comentários e @) : Veja os comentários de contas que fizeram algum comentário ou marcaram alguém nas suas postagens.