Uma comitiva da cidade de Tianjin, China, foi recebida pela vereadora Edir Sales e pelo presidente do Ibrachina, Thomas Law, nesta quarta-feira (16) na sala da presidência da Câmara Municipal.
O encontro, organizado pelo Ibrachina, teve como pauta a discussão de possibilidades de intercâmbios, cooperação e o aprofundamento das relações comerciais e culturais entre São Paulo e Tianjin, “cidade-irmã” de São Paulo. Em dezembro de 2023, um projeto de lei da vereadora Edir Sales, foi aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes, oficializando a parceria.
A vereadora Edir Sales disse que o trabalho feito por ela na aproximação sino-brasileira sempre foi apoiado pelo Ibrachina e visa uma melhoria nas relações bilaterais. “Quero agradecer a você, Thomas, que está sempre com a gente nessa caminhada”, afirmou.
“Após as cidades se tornarem irmãs, vemos que se fomenta cada vez mais essas relações bilaterais, pois São Paulo é uma cidade internacional, que terá mais intercâmbios, na área acadêmica, da cultura e do esporte”, destacou Thomas.
Integram a comitiva: Wang Changsong, Presidente do Comitê Municipal de Tianjin da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC); Tang Maohua, Diretor do Escritório de Pesquisa do Comitê Municipal de Tianjin da CCPPC; Liu Jian, Diretor-Adjunto do Comitê Económico do Comitê Municipal de Tianjin da CCPPC; Li Jian, Diretor-Adjunto dos Serviços de Comércio do Município de Tianjin; Zhang Jing, Diretora da Divisão de Américas e Oceania do Escritório de Relações Exteriores do Município de Tianjin.
Também participaram da reunião a diretora financeira do Ibrachina, Ana Kaline Ou Law e o diretor cultural do CBCSP, André Sun.
Durante a tarde, Thomas Law participou do Seminário de Cooperação Econômica e Comercial China (Tianjin)-Brasil. O evento ocorre no âmbito das celebrações dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China.
Sobre Tianjin
A cidade de Tianjin é um importante portal de entrada na China para produtos brasileiros nas vertentes de agricultura, energia e recursos naturais. A comitiva visita o Brasil com o objetivo de aprofundar ainda mais a cooperação, os intercâmbios econômicos e comerciais, além de construir um novo canal para a exportação de commodities brasileiras, criar novas oportunidades de cooperação entre as duas partes em termos de intercâmbios de alto nível, investimento bidirecional, comércio exterior, cooperação portuária, intercâmbios regionais e intercâmbios culturais.
Veja como foi o encontro