Nesta quinta-feira (26), uma comitiva do Ibrachina foi recebida pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, na sede da representação do governo amazonense em Brasília.
Participaram da reunião o presidente do Ibrachina, Thomas Law, e o advogado Sóstenes Marchezine, vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da OAB.
Também estava presente no encontro o ex-ministro Ricardo Berzoini, o Deputado Estadual pelo Amazonas, João Luiz; o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira; o diretor presidente da empresa de turismo do Amazonas, Gustavo Sampaio, e o vereador de Manaus, João Carlos dos Santos Mello.
Na pauta, possibilidades de ações para a integração Brasil-China, as relações comerciais entre os dois países, oportunidade de investimento, sustentabilidade e as celebrações do Ano Novo Chinês.
O governador Wilson Lima ressaltou que a China é o maior parceiro comercial do seu estado, sendo muito importante para a Zona Franca de Manaus. Reforçou o interesse em atrair mais empresas chinesas para o Amazonas. Agradeceu ainda o apoio da Embaixada da China, de empresas chinesas e do Ibrachina durante a pandemia com doações de oxigênio, equipamento hospitalar, máscaras e recursos financeiros.
Lima citou que Thomas Law recebeu o título de cidadão amazonense e convidou-o a visitar o Amazonas para conhecer o distrito industrial, as iniciativas na área do manejo florestal e de preservação, além de participar do Festival Folclórico de Parintins, a ser realizado este ano entre 30 de junho e 2 de julho.
Thomas fez um breve relato sobre as ações do Instituto, em especial neste período de comemorações do Ano Novo Chinês. Relatou como é o trabalho do Ibrachina Musical Project e do Ibrachina Smart City Council. Colocou-se à disposição para colaborar com o Amazonas em projetos futuros. Na ocasião, formalizou o convite para o governador visitar a sede do Ibrachina em São Paulo.