O Dia Internacional dos Trabalhadores, também chamado de Dia do Trabalho ou 国际劳动节 (Guójì Láodòngjié) em mandarim, é uma data comemorada em 1º de maio anualmente em mais de 80 países.
Desde seu surgimento, celebra as conquistas dos trabalhadores do mundo. Embora tenha surgido nos Estados Unidos, é lembrado na China, onde também é conhecido como 五一节 (Wǔ-Yī Jié), que pode ser traduzido como “Dia de Maio.”
Há registros que a primeira celebração do Dia do Trabalho na China ocorreu em 1920. Em 1949, a data passou a assumir maior importância, após ser destacado pelo Conselho de Administração do Governo Popular Central e o país asiático começou a ter desfiles públicos como forma de comemoração.
Feriado prolongado
O Dia do Trabalho durante muito tempo foi feriado de apenas um dia, como ocorre na maior parte do mundo. Contudo, em 2000, teve as celebrações ampliadas e tornou-se uma “Semana Dourada”, quando a população aproveita o feriado prolongado para fazer compras e viajar.
Em 2007, o Dia do Trabalho foi reduzido para um feriado de três, juntando-se aos festivais tradicionais – Qingming, Barco do Dragão e Meio do Outono – como uma das principais datas nacionais.
No entanto, em março de 2019, o Conselho de Estado da China anunciou que a data passaria a integrar um período maior, com até quatro dias de celebrações.
Por causa da pandemia, não houve desfiles nos últimos anos, mas o 1º de Maio continua sendo lembrado em manifestações do governo e dos trabalhadores em todo território chinês.