O Natal vem ganhando popularidade na parte continental da China nos últimos anos. Porém, como o país não possui uma forte tradição cristão, a data não é feriado.
De modo geral, o Natal é considerado uma espécie de “Dia dos Namorados” por muitos chineses, especialmente os mais jovens. Para estimular o consumo, diversas lojas fazem ações promocionais. Os restaurantes oferecem jantares especiais na véspera de Natal. Uma curiosidade é que enviar maçãs de presente para amigos tornou-se uma prática no Natal chinês.
Como a maioria das pessoas na China celebram o Natal?
De fato, maioria das população chinesa não comemora o Natal como no Ocidente. Em um mundo globalizado, muitos costumes estrangeiros foram absorvidos e adaptados pelo país ao longo dos anos. Isso inclui as celebrações natalinas.
Para os mais jovens, o Natal se tornou um tipo de Dia dos Namorados, com troca de cartões, presentes, e celebrações de união. Principalmente nas grandes cidades há uma atmosfera festiva nessa época. Muitos casais trocam presentes.
O Natal tem um sentido comercial
Não é difícil encontrar decoração com a temática natalina em lojas de departamentos e shoppings, que são decorados com árvores de Natal, luzes coloridas e decorações festivas, e grandes promoções são anunciadas.
Embora a tradição de trocar presentes na China esteja muito ligada às festas do Ano Novo, geralmente em fevereiro, o apelo comercial já faz com que algumas famílias presenteiem seus filhos no dia 25 de dezembro.
O Papai Noel é um símbolo e alegria natalina no Ocidente. Ao passear pelas lojas e ruas chinesas é possível ver a figura do bom velhinho tocando um saxofone. Isso acontece porque na cultura tradicional da China, casamentos e todas as festas são geralmente acompanhadas por instrumentos musicais. Por isso, surgiu essa figura do Papai Noel ‘musical”.
Maçãs são um presente significativo na véspera de Natal
Uma tradição comum é dar maçãs de Natal a amigos e parentes. O motivo é que o som da palavra ‘maçã’ (苹果) é ‘pingguo’ soa como a palavra ‘paz’ em mandarim, usada em chinês para véspera de Natal ‘ping’anye’.
Por isso, muitas pessoas dão e comem maçãs, principalmente na véspera de Natal. Há frutas vendidas com mensagens impressas na casca com palavras como ‘amor’, e ‘paz’.
Como os cristãos chineses celebram o Natal?
Oficialmente, os cristãos na China são apenas 1% da população. Para eles, o Natal é visto como uma data importante, sendo que muitos vão a missas, cultos ou reuniões religiosas.
O mesmo vale para os estrangeiros que vivem na China e mantém as tradições de seus países de origem, com decoração nas casas, canções e ceias especias.
Uma curiosidade é que, por causa da música “Noite Feliz”, a véspera de Natal na China é chamada de ping’an Ye, ou ‘Noite de Paz’.
Com informações de China Highlights