A Associação Chinesa do Brasil, a Associação Min Nan da América do Sul e outras associações e sociedades de chineses em São Paulo realizaram no domingo (28) uma festa temática sobre os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022. O evento ocorreu no Shopping Market Paulista, na Avenida Paulista.
O encontro cultural teve apoio do Consulado-Geral da China em São Paulo e da Federação de Chineses Ultramarinos de Beijing. É uma marca nas relações sino-brasileiras, faltando cerca de dois meses para a abertura da competição esportiva.
A presidente da Associação de Intercâmbio Cultural e Artístico Tangyun Brasil-China, Rebeca Jun Lin, convidou, em nome da comunidade chinesa de São Paulo, todos os brasileiros a assistirem à Olimpíada de Inverno, que começa dia 4 de fevereiro.
A programação contou com apresentações de dança do dragão e do leão, pela Associação Garra de Águia Lily Lau Brasil. As danças típicas da China e exercícios de Tai Chi atraíram muitas pessoas que passavam pelo local. Também se apresentou a escola de Samba Unidos de Vila Maria, que fez uma homenagem à China no carnaval de São Paulo em 2020.
Representantes consulares fizeram breves discursos, transmitidos no mural eletrônico na fachada do Market Paulista. Na sequência, foi exibido um vídeo promocional dos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022. Os participantes receberam camisetas, bandeirinhas e chapéus com o logotipo do evento.
No interior do shopping havia um mural comemorativo, onde todos os presentes puderam deixar sua assinatura, uma exibição de imagens sobre os jogos e a Associação de Arte e Caligrafia Chinesa do Brasil fez uma apresentação de antigas técnicas caligráficas.
Reunião de esforços da comunidade chinesa
A festa temática reuniu várias pessoas e entidades representativas da comunidade chinesa no Brasil e também de fora do país. Foi organizada pela Associação Chinesa do Brasil e a Associação Min Nan da América do Sul; realizada pela Associação de Intercâmbio Cultural e Artístico Tangyun Brasil-China, com o apoio do Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo, a Federação de Chineses Ultramarinos de Beijing, a comunidade chinesa em São Paulo e o Market Paulista.
Seus co-organizadores incluem: Associação Geral Hong Men no Brasil, Associação Geral de Fujian do Brasil, Associação Brasileira dos Empresários de Fujian, Associação Mundial de Juventude Fujianese no Brasil, Associação Recreativa dos Reservistas da China no Brasil, Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, Associação de Arte e Caligrafia Chinesa do Brasil, Associação de Intercâmbio das Artes Sino-brasileiras, Colégio Bilíngue Dexin, Instituto de Idiomas Jouhua, Escola de Chinês da Missão Católica Chinesa no Brasil, Associação Beneficente da Educação Brasil & China.