País de cultura milenar, a China atrai anualmente milhões de pessoas. Conforme a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da ONU, antes da pandemia, a China ocupava o quarto lugar entre os países mais visitados do mundo.
São mais de 3.400 locais turísticos chineses, com opções para todos os gostos, desde belas paisagens naturais, passando por locais com milênios de história e até metrópoles modernas, repletas de tecnologia.
Com dimensões continentais, a China é um país de muitas nuances. Existem 56 grupos étnicos no país, cada um preservando suas tradições, modo de vestir e gastronomia.
Atrações turísticas da China
Qualquer lista de lugares mais visitados em solo chinês contemplará a Grande Muralha e a Cidade proibida, em Beijing. Porém, a China tem muito mais a oferecer para os turistas. De fato, é o país do mundo com maior quantidade de locais inscritos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. São muitos lugares históricos e de belezas naturais pouco conhecidos no Ocidente.
Dos locais na lista da UNESCO, 37 são de Interesse Cultural, 14 de Interesse Natural e 4 de interesse Misto (mesclando atribuições culturais e naturais).
A seguir, destacamos cinco deles:
Montanha Taishan
A Tai Shan é a “montanha tranquila”, sendo chamada de “Chefe das Cinco Montanhas Sagradas” e “Primeira Montanha sob o Céu”, pois está associada ao nascer do Sol, significando nascimento e renovação. É conhecida ainda como Grande Montanha do Leste ou Grande Montanha Oriental.
A atração do local reside tanto na sua beleza natural quanto nas ricas relíquias culturais. Localizada na província de Shandong, possui uma longa história e um status histórico especial. Com uma área total de 426 km², seu ponto mais alto é o Pico do Imperador de Jade, que fica a cerca de 1.545 metros acima do nível do mar.
Foi listada como Patrimônio Mundial Cultural e Natural pela UNESCO em dezembro de 1987.
Grutas de Yungang
As Grutas de Yungang ficam em Datong, na província de Xanxim, norte da China. O local foi a capital da Dinastia Wei do Norte, que persistiu entre os anos 386 e 534.
Listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001, as Grutas de Yungang são um local de prática budista com 1.500 anos. O complexo inclui 53 grutas e mais de 1200 nichos budistas, com mais de 51 mil estátuas de pedra. Cada uma das grutas tem uma estátua principal de Buda, sendo que a maior mede 16,8 metros de altura e a menor, 13,5 metros. É o maior grupo de grutas preservado em território chinês.
Huanglong
A área de interesse histórico e cênico de Huanglong, na Província de Sichuan, sudoeste da China, é famosa por seus ecossistemas florestais altamente diversificados.
A região é conhecido pela paisagem montanhosa, pelas geleiras e, principalmente, pelas piscinas naturais, que têm tons de amarelo, verde, azul e marrom devido à formação de calcário. A área também é importante por ser habitat de animais em extinção, como o panda gigante e o macaco dourado de Sichuan.
Quanzhou: Empório do Mundo em Song-Yuan
Com uma história de 1.300 anos, Quanzhou é uma cidade costeira da Província de Fujian, famosa por ser um centro comercial marítimo global na antiga China.
Localizada em planícies estreitas ao longo da costa de Fujian, Quanzhou foi um dos maiores portos do mundo ao longo da histórica Rota da Seda Marítima, particularmente na antiga Dinastia Song (960-1279) e Dinastia Yuan (1271-1368) da China. Foi chamada de “a cidade muito grande e nobre” pelo explorador italiano Marco Polo.
São 22 locais de construções e estruturas administrativas, edifícios religiosos, assim como estátuas. O patrimônio testemunhou comunidades multiculturais, locais memoriais culturais e monumentos, produção de cerâmica e ferro, e uma rede de transporte formada por pontes, cais e pagodes que guiavam os viajantes.
Ganhou o status de Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO em 2021.
Monte Wutai
O Monte Wutai, uma das quatro montanhas budistas sagradas da China, foi inscrito na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2009.
Os 53 mosteiros e templos de Wutai foram inscritos na lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2009. Considerada a moradia de Bodhisattva da sabedoria, Manjusri, ela abriga a Pagoda de Madeira de Yingxian, a mais antiga e maior estrutura de madeira na China.
Imagens de Xinhua News. Usadas com permissão