Os primeiros imigrantes chineses chegaram à Holanda por volta de 1900, sendo a maioria trabalhadores dos navios a vapor das grandes companhias de navegação. Na primeira década do século passado, a comunidade chinesa mais antiga da Europa continental concentrou-se na capital Amsterdã, principalmente nos distritos de Zeedijk, Nieuwmarkt e Geldersekade.
Em 1928, surgiu o primeiro restaurante chinês na cidade, o Kong Hing, que atraiu clientes locais. Aos poucos, os holandeses começaram a conhecer a cultura do gigante asiático. Além de vários restaurantes, a região viu uma rápida multiplicação de novos negócios de donos chineses.
A Chinatown de Amsterdã passou por um período mais acelerado de crescimento no início da década de 1980, com a chegada de imigrantes indonésios, malaios e tailandeses. Eles transformaram a área em um bairro “oriental” diverso, com várias culturas convivendo em harmonia.
Localizada no distrito De Wallen, a Chinatown tem as placas com nomes de ruas tanto em holandês quanto em chinês. As lojas e os restaurantes também usam os dois idiomas e suas entradas ostentam ideogramas que fazem referência à cultura do país asiático.
Atrações locais
Uma das características mais notáveis da Chinatown de Amsterdã é a quantidade de restaurantes disponíveis pelas ruas. Alguns deles são bem famosos, como o Nam Kee e o Snackbar.
A estrutura das lojas e empresas chinesas distribuídas pelo bairro misturam a arquitetura tradicional da Holanda com elementos orientais. Eles oferecem muitas iguarias tradicionais asiáticas e atraem turistas e apreciadores da cultura chinesa.
Alguns estabelecimentos da região se destacam, como o templo budista Zeedijk, conhecido como Fo Guang Shan He Hua. Localizado na rua Zeedijk, a construção é o maior templo budista de estilo chinês na Europa. Possui paredes coloridas e um telhado com arquitetura característica.
Uma das maiores lojas de departamento chinesas da Europa é a Toko Dun Yong. Com pilares vermelhos e fachada verde, o edifício de cinco andares é um marco arquitetônico da Chinatown de Amsterdã.
No seu entorno ficam farmácias, que vendem todos os tipos de remédios tradicionais asiáticos, várias escolas de artes marciais e as associações de clãs.
Na Praça Nieuwmarkt ocorrem várias apresentações culturais, como a tradicional dança do leão e a dança do dragão. Ali também acontece a celebração do Ano Novo Chinês, um espetáculo com fogos de artifício e muita música para celebrar a chegada de um novo ano.