A capital das Filipinas, Manila, tem uma Chinatown com mais de 400 anos de existência. Os registros históricos indicam que imigrantes chineses chegaram ao país muito antes dos espanhóis que colonizaram as Filipinas.

Fundado em 1594, o bairro foi um “presente” dos espanhóis aos chineses que viviam naquela área da capital. Localizada do outro lado do rio Pasig, em frente à cidade murada espanhola de Intramuros, a Chinatown de Manila é diferente de outras ao redor do mundo, pois a marca espanhola e as catedrais presentes no bairro contrastam com as edificações tipicamente chinesas.

Mesmo assim, a Chinatown, também conhecido como Binondo, atrai turistas de várias partes do mundo. Trata-se de uma movimentada área de comércio. Um grande arco marca a entrada principal do bairro chinês de Manila. Lojas, bancos e outros estabelecimentos com inscrições em mandarim reforçam a preservação cultural dos seus moradores.

A sinalização das ruas, muitas vezes, estão em três idiomas: filipino, inglês e chinês. Muitas placas de identificação trazem o desenho de dragões, símbolo tradicional dos chineses.

No bairro é possível encontrar várias instituições tradicionais chinesas, como as associações de clãs, escolas de artes marciais e outros. As empresas em Chinatown atendem às necessidades alimentares, culturais e religiosas da população formada por imigrantes e seus descendentes.

Outro grande diferencial de Binondo são os carros de bombeiros gerenciados por organizações voluntárias chinesas. Patrocinados por indivíduos ou organizações, os carros de bombeiros são vistos com frequência pelo local.

Compartilhar.