Penang é uma ilha localizada na costa oeste da península da Malásia, cuja capital é George Town. Embora seja o segundo menor estado do país, é o maior em população. A Chinatown de Penang nasceu como reflexo da grande quantidade de imigrantes chineses que ali vivem.
O local é um importante destino turístico que recebe pessoas de todo o mundo anualmente. Na verdade, existem três áreas separadas de George Town que são chamadas de Chinatown. Elas se desenvolveram ao longo de diferentes períodos da história da cidade: a Chinatown Antiga, a Nova Chinatown e o Bairro dos Comércios Chineses. Além desses três, o Seven Streets Precinct e Armenian Street, dentro do enclave de Penang Heritage, também são regiões com muitos moradores chineses.
A comunidade chinesa da ilha é grande, mas as instituições do início do século passado, no entorno da China Street, continuam sendo um dos principais focos de preservação cultural e local para as maiores celebrações a céu aberto. Ao longo do ano, diversos festivais, eventos nos templos e comemorações acontecem na principal rua da Chinatown antiga.
Os principais espaços são o templo Kuan Yin Teng, dedicado a Guan Yin, o Bodhisattva Budista da Compaixão ou Deusa da Misericórdia. Outras instituições chinesas importantes nesta área são a associações de clã Khoo Kongsi e Cheong Fatt Tze, além dos Templos Hainan e Loo Pun Hong.
China House
Localizada entre a Beach Street e a Victoria Street, a China House é o maior Café de Penang. Na verdade, vai além de um café, pois, possui três edifícios, ligados por um pátio central onde há um lindo jardim com decorações tradicionais.
Os clientes da China House podem desfrutar de uma rica gastronomia em seus diversos bares e restaurantes. Os mais famosos são Kopi C, BTB Restaurant, The Canteen e Beach Street Bakery.
Além disso, ainda é possível fazer compras na Bon Ton The Shop ou contemplar a Art Space, uma galeria de arte moderna. Por isso, a China House é parada obrigatória para quem visita a Chinatown de Penang.
Patrimônio da UNESCO
Os penangitas orgulham-se de sua herança e história. Especialmente porque a capital George Town se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 2008.
Esse status da Chinatown de Penang é compartilhado com apenas outros dois bairros chineses do mundo. A Chinatown de Malacca, também na Malásia, e a Chinatown de Luang Prabang, no Laos, que estão em locais reconhecidos como Patrimônio Mundial.