Atualmente, a etnia chinesa gelao – também grafada gelo – reúne 600 mil pessoas. Eles vivem em comunidades espalhadas por cerca de 20 condados no oeste da província de Guizhou, quatro condados da Prefeitura Autônoma de Wenshan Zhuang-Miao, no sudeste da província de Yunnan, e no condado autônomo de Longlin, na região autônoma de Guangxi Zhuang.
Tradicionalmente, o povo gelao vive em aldeias que reúnem diferentes clãs. Suas habitações geralmente consiste de três casas térreas paralelas, construídas com paredes de barro e telhados feitos com telhas de barro.
A maioria das casas tem sete portas – a porta da frente, o portão do meio, a porta dos fundos e quatro portas dos quartos.
Cultura e tradição
Cerca de um quarto dos gelao ainda fala sua língua original, que pertence à família linguística sino-tibetana. A literatura popular dos gelao reúne poesia, histórias e provérbios. Os poemas têm versos curtos e seus contos populares elogiam a inteligência, a honestidade, a diligência e a bravura do povo.
Comida apimentada e tempero azedo são populares entre eles. A dieta básica dos gelao consiste em arroz, milho e tubérculos. Os vegetais incluem repolho chinês, espinafre aquático, amaranto comestível, feijão-vagem, abóbora, mostarda e rabanete. Também comem porco, frango, pato e peixe.
O povo gelao tem diferentes celebrações ao longo do ano. Eles comemoram o Festival Maolong, que reúne o Festival da Primavera e o Festival das Lanternas. A data passou a ser um dos patrimônios culturais imateriais da China em 2006.
Eles também celebram o Sacrifício da Primavera, Dia da Varredura da Tumba, Festival do Barco-Dragão, Sacrifício de Outono, Festival do Meio Outono, Festival Duplo Nono e Festival do Deus da Cozinha. O sexto dia do sétimo mês lunar marca o segundo evento mais importante do ano para eles, um festival de adoração aos ancestrais.
No Ano Novo, os gelao comem Ciba (bolo de arroz glutinoso) frango, pato e peixe, além de beber vinho. É comum nas aldeias desse povo iniciar o ano lavando o poço e fazendo grandes fogueiras, além de soltarem fogos de artifício.
As pessoas usam roupas novas e adoram seus antepassados antes de jantarem juntas. O povo gelao costuma chamar o Ano Novo gelao de “Danian” e o Festival da Primavera de “Xiaonian”. Por ser uma ocasião auspiciosa, há muitos casamentos neste dia.
As danças Gelo são simples e graciosas, acompanhadas de erhu, xiao horizontal, suona, gongo, tambor e outros instrumentos de cordas e sopro.
Entre as atividades folclóricas estão a Dança do Dragão de Palha, em que um dragão feito de palha e decorado com papel colorido circula pela aldeia ao som de música tradicional.
Veja uma celebração dos gelao com danças do dragão