Antes de se fixarem, cerca de 300 anos atrás, nas zonas montanhosas ao sudoeste da província do Yunnan, o povo lahu era formado de tribos nômades que vagavam pelo extenso planalto Qinghai-Tibet, no extremo norte da China.

Esta minoria étnica atualmente reúne 720 mil pessoas. Eles estão distribuídos, principalmente, no condado autônomo de Lancang Lahu, província de Simao, bem como na província de Lincang do sul e no condado de Menghai, oeste de Xishuangbanna, na província de Yunnan.

Assim como seus antepassados, os lahu são bons agricultores e excelentes caçadores. Em seu próprio idioma, lahu significa “caçadores de tigres”.

As áreas montanhosas ao longo do rio Lancang, onde o povo lahu vive em comunidades compactas, são férteis, adequadas para o plantio de arroz, milho, trigo-sarraceno, chá, tabaco e cânhamo de sisal. Nas densas florestas há muitos animais, como veados, bois selvagens, ursos, pavões e papagaios.

Cultura

A língua lahu pertence à família sino-tibetana.. No passado, prevalecia o costume de transmitir mensagens através de entalhes em madeira. Em algumas partes, foi adotada uma escrita usando o alfabeto ocidental trazido por missionários religiosos do Ocidente.

Música e dança são as manifestações culturais das mais notáveis dos lahu. Suas danças coletivas nos dias de festa vão até o amanhecer. O lusheng, um instrumento de sopro, e o alaúde de três cordas são seus instrumentos musicais preferidos.

Veja esta apresentação típica, apresentada na TV chinesa, mostrando uma celebração tradicional do povo de Lahu dando boas-vindas à primavera.

Vestimentas

A vestimenta dos lahu têm características próprias. Os homens jaqueta sem gola abotoada do lado direito, calças largas e compridas e turbante preto. É comum usarem usam camisa e calça largas, além de um turbante ou um gorro preto, com bordados vermelhos, cobrindo a cabeça.

As mulheres usam uma túnica preta comprida que vai até os pés, descalços. As bordas da gola, das mangas e das extremidades da túnica são enfeitadas com tiras de tecido coloridas e a parte do peitoral é adornada com bordados em vermelho e branco. Elas também usam calças pretas e polainas.

Como complemento para esta roupa singular, um longo manto cobrindo sua cabeça. As jovens gostam de enfeitar-se com pulseiras e grandes brincos.

Compartilhar.