Anhui é uma província localizada no leste da China. Sua capital e maior cidade é Hefei. Ela é cercada por planícies, colinas, montanhas e vários rios, como o Yangtze (também conhecido como Changjiang) e o Huai. Faz fronteiras com as províncias de Shandong ao norte, Jiangsu ao nordeste, Zhejiang ao sudeste, Jiangxi ao sul, Hubei ao sudoeste e Henan ao oeste.
A abreviação para Anhui é 皖, que se lê “wǎn”, uma referência ao antigo reino de Wan, durante o Período das Primaveras e Outonos (722–481 a.C.), ao Monte Wanshan e ao rio Wan.
Sua população é cerca de 61 milhões (em 2021). É a 22ª maior entre as 34 províncias da China. Os moradores de Anhui são majoritariamente membros da etnia Han. Além do mandarim, falam-se os idiomas Jianghuai, Wu, Hui e Gan.
A Província de Anhui foi estabelecida no sexto ano do reinado do Imperador Kangxi da dinastia Qing (1667). O nome “Anhui” deriva dos nomes de duas cidades: Anqing e Huizhou (atualmente Cidade de Huangshan).
A culinária da província de Anhui, consolidada durante a dinastia Song do Sul, é conhecida pelo uso de ingredientes naturais vindos da Montanha Amarela. Por isso, sua gastronomia é considerada muito saudável e de alta qualidade. Na Montanha Amarela, graças ao clima subtropical da região, é possível encontrar cerca de 1.470 tipos de plantas e uma grande parte delas são comestíveis e dão um sabor peculiar aos pratos.
A topografia diversificada. O pico mais alto de Anhui é o Pico Lotus, parte de Huangshan, no sudeste da província, com uma altitude de 1873 m. Os principais rios incluem o Rio Huai no norte e o Yangtze no sul. O maior lago é o Chaohu, situado no centro da província, com uma área de cerca de 800 km².
Cultura e Turismo
Essa província é famosa pelo grande número de pontos turísticos naturais. Nasceram ali os famosos filósofos chineses, Zhuangzi e Laozi, além do poeta Cao Cao.
A Ópera Huangmei, originária das imediações de Anqing, no sudoeste de Anhui, é popular em toda a China. O Huiju, uma forma de ópera tradicional originária do sul de Anhui, é um dos principais precursores da Ópera de Pequim; na década de 1950, o Huiju (que havia desaparecido) foi revivido. O Luju é um tipo de ópera tradicional encontrada em todo o centro de Anhui.
A culinária de Anhui é uma das grandes tradições da culinária chinesa, conhecida pelo uso de caça selvagem e muitas ervas e métodos de preparo relativamente simples.
Anhui é berço de produtos tradicionais relacionados à caligrafia. Xuanzhou (atualmente Xuancheng) e Huizhou (atualmente Huangshan) são reverenciados por produzir o papel Xuan e a tinta Hui, respectivamente, que são tradicionalmente considerados os melhores tipos de papel e tinta para caligrafia chinesa. O Condado de She é famoso pela Pedra de Tinta She, uma das mais preferidas para a caligrafia tradicional.
Os principais pontos turísticos de Anhui incluem:
- Vilarejos Antigos no Sul de Anhui – Xidi e Hongcun (Patrimônio Mundial da UNESCO).
- Lago Chao
- Montanha Jing Ting
- Monte Huangshan (Patrimônio Mundial da UNESCO)
- Monte Jiuhua
- Monte Langya
- Monte Qiyun
- Monte Tianzhu
- Cidade Velha de Tunxi
- Caverna Taiji a caverna kárstica mais longa da China Oriental.
- Pagode Zhenfeng um pagode da Dinastia Ming na cidade de Anqing.
- Pavilhão Zuiweng nomeado em homenagem ao poeta Ouyang Xiu (1007–1072 d.C.)