A província de Guangdong – anteriormente chamada de Cantão – tem uma área de aproximadamente 177.900 km². Localizada no sul da China, faz fronteira com Hong Kong e Macau. É a primeira no ranking com maior população do país, com 126,57 milhões de pessoas.
A capital da província é a cidade de Guangdong, que fica localizada na região industrial do delta do rio das Pérolas.
Economia
Guangdong é conhecida como a potência econômica da China, a “fábrica” do país. Ela tem a maior economia em termos de PIB, abrigando a Zona Econômica do Delta do Rio das Pérolas (PRD) e as Zonas Econômicas Especiais de Shantou, Shenzhen e Zhuhai. Além disso, Guangdong contribui significativamente para as exportações da China, com a exportação de uma variedade de produtos saindo do seu porto.
Guangdong tem a infraestrutura mais avançada, rede de tráfego e comunicações bem desenvolvidas, bem como desembaraço aduaneiro conveniente, tornando-se um dos destinos de investimento mais favorecidos na China.
As 10 indústrias pilares de Guangdong são informações eletrônicas de última geração; petroquímicos verdes; eletrodomésticos inteligentes; automóveis; materiais avançados; indústrias leves e têxteis modernas; software e serviços de informação; telas de vídeo de ultra-alta definição; biomedicina e assistência médica; e agricultura e alimentos modernos.
O sucesso econômico da província está em suas indústrias de manufatura leve, onde os principais produtos incluem aparelhos elétricos, como televisores, ventiladores elétricos e refrigeradores, e outros produtos de consumo, como roupas, brinquedos, calçados e eletrônicos. Nos últimos anos, a província está mudando seu foco para indústrias pesadas, novas e de alta tecnologia.
A cidade de Shenzhen é o maior centro de manufatura de eletrônicos do mundo e abriga importantes empresas de tecnologia. De fato, Shenzhen é um dos principais centros de inovação do mundo. Suas quatro indústrias pilares são: alta tecnologia, serviços financeiros, logística moderna e setor cultural. É o lar da Tencent, a principal provedora chinesa de serviços de valor agregado à Internet, e o berço da renomada fabricante de smartphones, Huawei, da marca de produtos eletrônicos ZTE e da fabricante de drones DJI.
Turismo
A cada ano, Guangdong recebe cerca de 450 milhões de turistas chineses e 37 milhões de turistas estrangeiros.
A província tem rios e lagos que cruzam o Delta do Rio das Pérolas, uma longa linha costeira e amplas áreas de colinas e montanhas.
As atrações naturais mais famosas de Guangdong são as Montanhas Danxia no Condado de Renhua, as Montanhas Xiqiao no Condado de Nanhai, as Montanhas Luofu no Condado de Boluo e as Montanhas Dinghu na Cidade de Zhaoqing.
Outros pontos turísticos incluem o Desfiladeiro Lingyang no Rio Xijiang, o Desfiladeiro Feilai no Rio Beijiang, os Rochedos das Sete Estrelas de Zhaoqing e o Ponto Turístico das Montanhas Dinghu. Outras atrações incluem o Guangzhou Chimelong Paradiese, o maior parque de diversões da China; e as Torres de Vigia e Vila de Kaiping, considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Veja como é a província