Nos últimos meses, diversas montadoras chinesas confirmaram que vão começar a produzir e importar carros elétricos e híbridos para o Brasil. A estratégia é aumentar a presença no mercado brasileiro, que tem mais de 2 milhões de carros vendidos por ano.
Em 2024, o Brasil vendeu 177.358 carros elétricos e híbridos, um aumento de 89% em relação a 2023, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
O interesse por veículos sustentáveis é crescente e as marcas chinesas hoje dominam esse segmento. BYD e GWM já são bem conhecidos e têm modelos importados vendidos no país, sendo que a produção nas fábricas em solo brasileiro inicia em 2025.
Geely, GAC, Omoda/Jaecoo, Riddara, Zeekr, Leapmotor, Xpeng e Polestar são as principais marcas chinesas que chegam ao Brasil.
Geely
Um dos maiores grupos automotivos do mundo, a Geely faz parte do conglomerado que controla a Volvo. A marca volta ao mercado brasileiro com uma nova estratégia. Desta vez focada nos modelos eletrificados e mais moderno, como o EX 5 [foto abaixo]. A marca fará um anúncio oficial no primeiro semestre deste ano, dando detalhes sobre a estratégia e os modelos a serem disponibilizados.
GAC Motor
A GAC Motor foi fundada na década de 1950. Com ampla experiência no mercado, vai oferecer uma linha completa de veículos, desde sedãs e SUVs. Serão sete lançamentos para o Brasil, com modelos incluindo modelos elétricos e híbridos. Conforme já divulgou, fará um investimento total de US$ 1 bilhão por aqui. Isso inclui parceria com universidades locais para o desenvolvimento de novas tecnologias. Destaque para um novo motor híbrido flex para o mercado brasileiro.
Omoda/Jaecco
Parte do mesmo grupo responsável pela marca Chery, a Omoda Jaecoo vem chamando a atenção internacionalmente pelo design arrojado de seus modelos. Na China, faz sucesso com sua linha de SUVs eletrificados na China.
Inicialmente as vendas por aqui são apenas de veículos importados, mas ambas terão carros fabricados no Brasil, na antiga fábrica da Chery, em Jacareí (SP). O primeiro modelo disponível é no mercado nacional é o Omoda E5 [foto abaixo], em versões elétrica e híbrida leve. Ao longo deste ano chegará o Jaeeco J7.
Riddara
A Riddara aposta que conseguirá conquistar o segmento de picapes elétricas. Os modelos comercializados serão a RD6 [foto abaixo], com 1.200 litros de capacidade na caçamba e tração 4×2. Seu motor elétrico tem capacidade de 272 cv.
Zeekr
No Brasil, a marca chinesa já comercializa o Zeekr X [foto abaixo], um SUV compacto e elétrico. Segundo a marca, o 0 a 100 km/h da versão mais potente é cumprido em 3,8 segundos e a velocidade máxima é limitada em 180 km/h. A capacidade da bateria é de 66 kWh para a topo de linha com autonomia de 332 km, segundo o Inmetro.
O luxuoso Zeekr 001 vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Possui dois motores elétricos, com 544 cv, alcançando 426 km de autonomia, conforme o Inmetro.
Leapmotor
A aposta da Leapmotor é uma parceria com a Stellantis – Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Sua investida no mercado brasileiro será com o C10, um SUV elétrico e também um compacto elétrico de entrada, o T03 [foto abaixo].
Xpeng
No mercado global, a XPeng tem uma linha formada pelos sedãs P5 [foto abaixo] e P7, os SUVs G6 e G9, e a minivan X9.
Seu posicionamento são no nicho de carros com muito luxo e tecnologia embarcada. Embora não seja oficial, provavelmente trará para o Brazil primeiro o G6, por ser um carro desenvolvido pensando no mercado externo; e o sedã P5, com um nível de autonomia de condução destacado.
Polestar
Também do grupo Geely, mas com foco em produtos premium, a Polestar deve começar as vendas no Brasil dentro de alguns meses. A marca foi criada como divisão de performance da Volvo, porém mudou seu foco para veículos eletrificados com uma proposta esportiva.