O Rio Amarelo (黄河 Huang He) tem 5.464 km de comprimento. É a segunda maior via navegável da China, depois do rio Yangtze, e a sexta mais longa do mundo. Passa pelas províncias do norte do território chinês antes de desaguar no mar de BoHai, na costa nordeste do país.

Ele é conhecido como “o berço da Civilização Chinesa”, pois a arqueologia mostra que foi nas suas margens que viviam as primeiras pessoas a ser chamada de chineses. É uma parte importante da geologia, cultura e história da China. Seu nome faz referência ao lodo amarelado que se acumula nas sei leito.

O rio nasce na cadeia de montanhas Kunlun, na província chinesa de Qinghai. À medida que serpenteia pelas regiões do norte da China, encontra centenas de afluentes que lentamente aumentam o volume de suas águas. Ao longo da história, os chineses usaram o rio para a agricultura, aproveitando suas águas para irrigação das plantações. O curso do rio é uma importante rota de navegação, garantindo acesso ao interior da China.

Principais atrações

A foz do Rio Amarelo fica na região montanhosa de Bayan Har, província de Qinghai. Ele passa ainda pelas províncias de Sichuan, o norte de Gansu e o sul da região autônoma de Ningxia.  Depois, passa pela região autônoma da Mongólia Interior, norte de Shaanxi, oesta de Shanxi e norte de Henan. Por fim, deságua no Mar Amarelo, na província de Shandong.

As principais cidades turísticas do Rio Amarelo são Lanzhou, Zhongwei, Yinchuan, Baotou, Yan’an, Luoyang, Zhengzhou e Kaifeng. Há também diferentes atrações, como parques florestais, desertos, pastagens, a Cachoeira Hukou, o Planalto de Loess e ruínas de cidades antigas.

1. Parque Nacional Sanjiangyuan, província de Qinghai

Sanjiangyuan significa “fonte de três rios”, referindo-se à geografia da área, como cabeceira dos rios Amarelo, Yangtze e Lancang (Mekong). É o primeiro e maior parque nacional da China, cobrindo uma área total de 123.100 km² quadrados, sendo a reserva natural mais alta do mundo, a 4.700 metros acima do nível do mar.

Com um ecossistema típico, Sanjiangyuan é rico em vida selvagem e tem a maior biodiversidade entre todos os parques nacionais de grande altitude do mundo. São 760 espécies de plantas, 59 espécies de pássaros, 15 espécies de peixes e 125 espécies de mamíferos selvagens. Abriga ainda vastas zonas úmidas, altas montanhas, geleiras e rios caudalosos.

2. A primeira curva do Rio Amarelo, na província de Sichuan

A primeira curva do Rio Amarelo fica na cidade de Tangke, no planalto noroeste da província de Sichuan, sudoeste da China. Após mergulhar no Vale Bayankela, o Rio Amarelo desacelera e faz uma grande curva entre o Monte Animaze e o Monte Xize.

Essa curva tem 443 km de extensão, sendo uma fronteira natural entre as províncias de Sichuan e Gansu. A curva é cercada por 30.000 km² de pastagens de Ruoergai. A área cênica fica a cerca de 3.500 metros acima do nível do mar. 

Uma plataforma de observação foi construída no topo de uma colina próxima. É possível usar a escada rolante até a plataforma para se ter uma boa visão da curva. A melhor época para visitas é no final da tarde, ao pôr-do-sol.  Abaixo da plataforma, no sopé da colina, fica o Mosteiro Tibetano de Suoke. Ele foi construído em 1658, sendo possível fazer um tour no local.

3. Deserto de Xiangshawan, na Mongólia Interior

O deserto de Xiangshawan (ravina de areia cantante) fica no deserto de Kubuqi, uma pequena seção do deserto de Gobi, distando cerca de 50 km de Ordos. Tem 110 metros de altura e uma inclinação de 45 graus, onde se avistam enormes colinas de areia em forma de meia-lua. As dunas se estendem infinitamente até o horizonte. 

Hoje em dia, na região desértica existe um enorme complexo de resorts que oferecem piscinas, playgrounds e atrações ao longo de toda alta temporada (maio a setembro).

4. Três Gargantas do Rio Amarelo, na província de Gansu

Localizados no condado de Yongjing, na província de Gansu, as três ‘gargantas’ são chamadas de Bingling, Liujia e Yanguo. A região possui uma grande variedade de paisagens naturais, aquém de relíquias culturais, como a Floresta de Pedra de Bingling, o Reservatório Liujia, o Geoparque Nacional dos Dinossauros, as Grutas do Templo Bingling e o Lago Taiji.

As Grutas do Templo Bingling são um complexo de cavernas onde estátuas e murais budistas foram esculpidos entre 420 d.C. e meados do século XVII. Desde 2014 faz parte da lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

No Geoparque Nacional dos Dinossauros de Liujiaxia, existem 71 pegadas de dois dedos deixadas pelas patas de um dinossauro do período Cretáceo Inferior.  Esse conjunto de rastros pré-históricos é único.

5. Deserto de Shapotou, em Zhongwei, Região Autônoma Hui de Ningxia

O deserto de Shapotou está localizado na margem norte do Rio Amarelo, onde a seção sudeste do deserto de Tengger faz fronteira com Zhongwei. A mistura de água e deserto cria uma estética ímpar. O pôr do sol no Rio Amarelo e o nascer do sol no deserto são particularmente memoráveis. A região foi eleita um dos cinco desertos mais bonitos da China pela revista chinesa National Geographic.

Entre as atrações do local, há jipes com tração 4X4, que permitem conhecer todos os cantos do deserto. Também pode-se andar na tirolesa sobre o Rio Amarelo a 300 metros de altura, praticar bungee jumping, andar de trenó nas dunas de areia, percorrer o rio em uma jangada feita de pele de ovelha inflada e visitar o museu de história natural.

6. Cachoeira Hukou na fronteira entre as províncias de Shanxi e Shaanxi

Sendo a segunda maior cachoeira da China e a maior do Rio Amarelo, a Cachoeira Hukou é conhecida por suas águas amareladas. Ela fica na fronteira das províncias de Shanxi e Shaanxi.

O Rio Amarelo, com 300 metros de largura, nesse ponto estreita-se repentinamente em um desfiladeiro de 20 metros de largura antes de se tornar uma forte cachoeira. As águas turbulentas mergulham sobre uma abertura estreita em uma falésia, formando uma cachoeira com mais de 20 metros de altura.

O formato do trecho do rio dá à cachoeira o nome de ‘Hukou’, que significa ‘bico de chaleira’. Milhares de turistas visitam o local para ver a água caindo, especialmente durante as enchentes, entre setembro e outubro. Durante o inverso, entre dezembro e janeiro, suas margens congelam completamente e formam belas estruturas de gelo.

7. Curva de Qiankunwan, na província de Shanxi

O Rio Amarelo atravessa a província de Shanxi, no norte da China, fazendo uma gigantesca curva em ‘S’ em Qiankunwan, no condado de Yonghe, antes de fluir para o sul.

Qiankunwan significa “curvatura do rio do céu e da terra”, uma alusão ao fato de que seu formato se assemelha ao Taijitu, o símbolo do Yin e Yang que, segundo a filosofia chinesa, são símbolos do céu (yang) e da terra (yin). O rio é cercado por exuberantes montanhas e colinas cobertas de florestas.

8. Geoparque Mundial Yuntaishan, na província de Henanl

O Geoparque Yuntaishan ou Monte Yuntai, está localizado no condado de Xiuwu, cidade de Jiaozuo, província de Henan. Com uma área de 280 km², no sopé sul das montanhas Taihangshan, o parque é composto por desfiladeiros cortados por antigas rochas vermelhas, altas cachoeiras e paisagens montanhosas deslumbrantes. Os destaques do Geoparque incluem o Desfiladeiro de Hongshi (Pedra Vermelha), Desfiladeiro Tanpu e o Templo de Wanshan, originalmente construído durante a Dinastia Ming.

9. Barragem Xiaolangdi, na província de Henan

A barragem de Xiaolangdi está localizada a cerca de 20 km a noroeste da cidade de Luoyang. Seu projeto arquitetônico é imensa, composto de unidades geradoras subterrâneas, canais de descarga de lodo e uma barragem de 1.317 m de comprimento e 154 m de altura.

Xiaolangdi é um projeto multifuncional, servindo para controle de enchentes, controle de gelo, dragagem, abastecimento de água e geração energia hidrelétrica.

10. Delta do Rio Amarelo, na Reserva Natural em Dongying, província de Shandong

Fundada em 1992, a Reserva Natural Nacional em Dongying está focada na proteção do ecossistema do Estuário do Rio Amarelo, em particular das aves raras e ameaçadas de extinção.

O parque nacional é uma zona úmida composta por águas rasas, planícies de maré, pântanos, pântanos de junco, canais e canais de drenagem, e lagoas de aquicultura na foz do estuário do Rio Amarelo.

Abrange uma área de 153.000 hectares, possui um ecossistema de zonas úmidas que é o mais bem protegido, o mais amplo e o mais jovem da zona temperada quente da China. A reserva abriga 1.626 tipos de animais selvagens, incluindo 368 tipos de aves. Ele oferece um refúgio seguro para aves migratórias que voam através da Sibéria e do Oceano Pacífico para a China. A reserva é abundante em vegetação, reunindo 393 tipos de plantas.

Compartilhar.