Fundado em 2021, o Centro de Inovação Brasil-Xangai está localizado no distrito de Yangpu, na capital financeira da China. Com cerca de 25 milhões de habitantes, Xangai é um local estratégico para o intercâmbio científico e tecnológico bilateral.
Essa iniciativa surgiu para apoiar a internacionalização de projetos inovadores brasileiros que desejam alcançar a China. Ela oferece condições favoráveis para que empresas brasileiras focadas em inovação e ligadas à investigação científica e tecnológica construam parcerias no mercado chinês.
A criação do Centro é resultado do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pretendendo “aproximar os ecossistemas de inovação brasileiro e chineses”. Ao mesmo tempo, está inserido no projeto dos BRICS, bloco que Brasil e China fazem parte, de promover a criação de uma rede de promoção da inovação cobrindo os países membros.
“O Centro de Inovação Brasil-Xangai é uma iniciativa de grande importância para o Brasil”, explica Marcel Garcia, chefe do sector de ciência, tecnologia e inovação do Consulado-Geral do Brasil em Xangai, em declarações à Revista Macau.
“Esperamos que o centro se torne em mais uma ferramenta para acelerar o desenvolvimento sustentado e sustentável de ambos os países”, enfatizou o diplomata.
O Centro de Inovação Brasil-Xangai é coordenado pela Venture Cup China, organização ligada à promoção do empreendedorismo, parte de uma rede que teve origem na Europa e que promove a “University Startup World Cup”, competição anual mundial para start-ups universitárias.
A diretora-executiva da Venture Cup China, Jane Wu, explica que o Centro já sediou um fórum sobre neutralidade carbônica entre a China e o Brasil, e algumas edições da Semana de Inovação China-Brasil.
Jane Wu reforça que o centro pretende promover a “‘incubação cruzada’ e o intercâmbio entre startups do Brasil e da China”. Isto ao mesmo tempo que contribui para o “reforço das colaborações e intercâmbio no campo da investigação científica e tecnológica” entre os dois países, sublinha.
A repórter Luna em Pequim fez uma visita ao Centro de Inovação e mostra como funciona o local onde as empresas brasileiras podem chegar, entender melhor como funciona a China e fazer negócios no país. Assista ao vídeo produzido em português pela Rádio China Internacional: