Os instrumentos tradicionais chineses são símbolos da história milenar do país em meio à modernidade. Geralmente podem ser ouvidos em canções típicas, mas é possível identificar um ou outro em músicas atuais. Entre os mais conhecidos estão o erhu, o guzheng e a pipa. Nesta matéria falaremos sobre suas origens, usos e, claro, sobre os sons que produzem.
ERHU
Esse instrumento de corda teve origem na Dinastia Tang (581 d.C. – 618 d.C.). Foi usado por milhares de anos como um acompanhamento para óperas tradicionais. Deixou de ser considerado um instrumento de prestígio quando começou a ser utilizado por artistas de rua, que tocavam em troca de moedas. Consiste em um braço vertical com afinadores e uma caixa de ressonância. Um arco com uma tira de pele de pitão produz o som ao friccionar as duas cordas do aparelho.
FOU
O fou é considerado um dos instrumentos chineses mais antigos. Registros afirmam que sua origem se deu na Dinastia Xia (2.070 a.C. – 1.600 a.C.) e que era utilizado para rituais. É formado por um vaso feito de barro ou de bronze, e é tocado com uma baqueta. Curiosidade: 2.008 percussionistas tocaram o instrumento na abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008.
GUZHENG
Acredita-se que os primeiros guzheng tenham surgido durante o Período dos Reinos Combatentes (475 a.C. – 221 a.C.). Desde a Dinastia Tang é o instrumento mais tocados na China. Se assemelha a uma cítara: tem cerca de 26 cordas e pontes móveis. O guzheng inspirou outros modelos de cítaras, como a japonesa koto, o mongol yatga, a gayageum da Coréia, e os vietnamitas Djan tranh.
XIAO
É considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos da história do país. Foi desenvolvido a partir de uma flauta mais simples e sua forma mais atual surgiu na Dinastia Ming (1368 a 1644). Possui de seis a oito buracos de dedo para tornar o som mais fluido e fácil de tocar.
PIPA
O pipa é um tradicional instrumento de corda. Apesar de ter surgido na Pérsia, começou a ser difundido pela China nos séculos V e VI. O som refinado e o tom delicado do pipa tornaram-se parte fundamental das poesias declamadas durante a Dinastia Tang. Possui uma caixa de ressonância achatada em formato de meia pêra conectada a um braço comprido. Quatro ou cinco cordas de seda são tocadas com palheta ou com os dedos, como o violão ocidental.
SHENG
É formado por um agrupamento de tubos verticais que produzem sons por meio do sopro. Há menções ao instrumento em registros feitos entre os séculos XIV e XII a.C. O tradicional sheng feito de bambu sofreu modificações ao longo dos milênios para melhorar a qualidade do som e aumentar seu volume e seu alcance.